O Fundo Social de Solidariedade de Birigui vai inaugurar no próximo domingo, dia 29, a primeira horta comunitária acessível do município. O projeto fica no bairro Pedro Marin Berbel e servirá de modelo para implantação em outras regiões da cidade.
Instalada na rua Ida Zin Paludetto, a horta é dotada de 144 canteiros, com total infraestrutura, e capacidade para atender 36 famílias. Entre os diferenciais do projeto instalado no local está o espaço deixado para a circulação entre os canteiros, que foi pensado para facilitar o acesso de pessoas com mobilidade reduzida.
Por se tratar de uma atividade de cultivo que demanda a utilização de grande quantidade de água, também foram instaladas torneiras a cada dois canteiros. Os atendidos no projeto também passam a ter assessoramento de um técnico agrícola para auxiliar no manejo.
O projeto de hortas comunitárias segue as regras aprovadas em lei municipal, sancionada no ano passado pelo prefeito Leandro Maffeis, após aprovação na Câmara Municipal.
A lei prevê dar destinação social a áreas ociosas, regularizar os espaços comunitários e o incentivo a práticas sustentáveis e de respeito ao meio ambiente.
COMERCIALIZAÇÃO PERMITIDA
Diferentemente do que ocorria no município, também foi regulamentada a comercialização de parte da produção, incentivando a economia comunitária. Desta forma, um terço da produção pode servir para gerar renda para as famílias.
A mesma proporção da produção deverá ser destinada para as entidades assistenciais do município, como contrapartida pela utilização do espaço. A terceira parte do todo ficará para o consumo das famílias inseridas no projeto.
"Nosso objetivo é contemplar várias frentes, entre elas a economia comunitária, a economia solidária e a segurança alimentar de muitas famílias de nossa cidade", observou o prefeito Leandro Maffeis.
ÁREA PRODUTIVA
De acordo com levantamento do Fundo Social de Solidariedade de Birigui, atualmente o município tem aproximadamente 10 hectares (equivalente a 10 campos de futebol oficiais), de área plantada dentro do projeto hortas comunitária e agro comunitárias.
Dos 40 pontos existentes, seis deles são exclusivamente agro comunitários, nos quais trabalham um número reduzido de famílias e a produção pode ser toda destinada para a venda.
SERVIÇO
O projeto hortas comunitárias de Birigui atende cerca de duas mil famílias, admitidas a partir de cadastro e triagem. Interessados em ingressar no projeto podem procurar diretamente o Fundo Social de Solidariedade, que fica na rua Santa Tereza, 365, bairro Vila Xavier. Mais informações pelo telefone (18) 3643-1230.