O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), participaram na manhã deste sábado (13), da abertura oficial do 47º Campeonato Nacional do Quarto de Milha, em Araçatuba (SP).
O evento, promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), acontecerá até o dia 21 de julho, no recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado, e reunirá quartistas, ou seja, criadores do cavalo quarto de milha, de vários estados.
O ex-presidente e o governador do Estado desembarcaram por volta das 11h, no aeroporto internacional Dario Guarita, acompanhados do secretário de estado da Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, e o presidente da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), deputado André do Prado (PL). Eles foram recebidos por políticos e simpatizantes.
Bolsonaro e Tarcísio usaram camiseta amarela, da AEA (Associação Esportiva Araçatuba), durante a passagem pela cidade. O time de Araçatuba disputa a segunda divisão da série B do Campeonato Paulista. A vestimenta teria sido presente do vereador e pré-candidato a prefeito em Araçatuba, Lucas Zanatta (PL).
O trajeto entre o aeroporto Dario Guarita e o recinto Clibas de Almeida Prado, foi em carro aberto. O ex-presidente entrou na arena, onde ocorreu a cerimônia de abertura do 47º Campeonato Nacional do Quarto de Milha, utilizando cavalos da raça.
Ao fazer uso da palavra, depois de ser anunciado como “mito”, Bolsonaro se limitou a elogiar o governador de São Paulo e se autoelogiar. “Eu sou o ex mais amado do Brasil”, disse o ex-presidente.
Bolsonaro também exaltou ações de seu trabalho enquanto presidente da república e encerrou o discurso dando sua posição sobre a transição de seu governo para o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Eu não passei a faixa, porque eu não passo a faixa para bandido”, enfatizou o ex-presidente.
PALCO POLÍTICO
Apesar da presença de pré-candidatos da cidade e região, no evento, em nenhum momento nomes foram citados. O viés eleitoral do encontro ficou limitado apenas a fotos tiradas ao lado do ex-presidente, do governador e demais autoridades que estiveram na abertura do evento anual da ABQM.
O que se pode perceber também, que o bastidor foi importante para arremates e costuras que ainda são feitas, antes do registro final das candidaturas visando a eleição que ocorrerá em outubro deste ano.