Região 018
Anunciante
ALERTA CAC SERÁ REABERTO PARA TRATAR SINTOMAS GRIPAIS EM ANDRADINA

Número de casos de gripe passaram a aumentar desde o feriado do Natal

Anunciante

A alta de casos de gripe em Andradina fez com que a Secretaria de Saúde do município decidisse por reabrir a CAC (Central de Atendimento Covid) à partir desta quinta-feira (6). Os números de caso de gripe passaram a aumentar desde o feriado do Natal atingindo o recorde de atendimentos no último dia 3, com 121 casos.

 

Segundo a coordenadora de Atenção Básica, Carla Back a saúde já havia reforçado o atendimento na Upa (Unidade de Pronto Atendimento) 24 horas, com a contratação de mais médicos e aumento no efetivo de enfermeiros.

 

Com a abertura do CAC, todos os atendimentos de sintomas gripais serão tratados no prédio, ao lado da Santa Casa de Andradina.

 

A vacina contra influenza ainda não está disponível nas unidades de saúde da cidade. A Campanha de Vacinação 2021 em Andradina iniciou em março e iria até julho.  Mas devido a baixa adesão, a campanha se estendeu e foi aberta para toda a população. Porém, agora acabaram as doses. “Provavelmente a Campanha contra Influenza desse ano será antecipada”, acredita a coordenadora de Atenção Básica.

 

A vacina contra a influenza é trivalente, mas não contempla a nova cepa da gripe que está circulando. A H3N2 deverá incluída na nova vacina contra Influenza de 2022.

 

É importante que as pessoas que tenham sintomas de gripe procurem atendimento até amanhã no UPA e a partir de quinta no CAC para que sejam avaliadas por médicos. Caso sejam classificadas como casos “suaves” serão liberados para tratamento em casa, já casos moderados e graves terão tratamento diferenciado.

 

Segundo Carla sem ter registrado nenhum caso de agravamento, ainda não há motivos para alarme. Mas, com uma grande quantidade de pessoas com sintomas é preciso estar atentos e manter as medidas de higiene e se apresentar sintomas o isolamento é necessário.

 

NÚMERO DE ATENDIMENTOS

28/12: 102 atendimentos.

29/12: 50 atendimentos.

30/12: 81 atendimentos.

31/12: 54 atendimentos.

01/01: 60 atendimentos.

02/01: 56 atendimentos.

03/01: 121 atendimentos.

 

COVID

A rede municipal de saúde ainda não registrou nenhum caso de Covid em 2022, sendo que os casos que surgiram foram registrados através de exames particulares. “Pedimos que a população faça sua parte. Use máscara, álcool gel, estejam em ambientes arejados e tomem a vacina”, disse Carla Back.

 

Nas Unidades Básicas de Saúde de Andradina é possível encontrar a 1° dose para adolescentes e adultos, a 2° dose está disponível para todas as plataformas de vacina, incluindo a dose adicional da Janssen e a 3° dose das outras vacinas estará disponível a partir desta quarta-feira (5).

 

A vacinação acontece todos os dias das 13h às 17h, com exceção da UBS Norte que esta semana estará atendendo até às 16h.

 

Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Andradina.


O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2018 018News. Todos os direitos reservados.