Aposentada da Polícia Militar desde 2015, o cão Brida, morreu esta semana devido a idade avançada. Prestes a completar 16 anos, o animal da raça pastor belga malinois, trabalhou no patrulhamento junto com a Força Tática, como cão policial, por oito anos, em Araçatuba (SP).
A expectativa de vida para animais da mesma raça da Brida é de no máximo 14 anos, quando recebe os cuidados adequados.
Desde que ganhou a aposentadoria, Brida passou a viver com um casal de policiais. Recém-casados, na época, eles pleitearam a adoção do animal e, antes de recebe-lo em casa, tiveram de passar por criterioso processo para conseguir a guarda.
“Antes de nos entregarem a Brida passamos por várias etapas. Foram feitas desde entrevistas até a verificação do local onde o cão passaria a viver. Também tivemos de deixar claro que ele receberia os mesmos cuidados com alimentação e veterinários que tinha antes de deixar o canil da Polícia Militar”, contou a cabo Fernanda Valejo Elói Leite, do 12º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) e tutora da Brida.
A policial recordou emocionada que foram anos muito felizes tendo a Brida como animal de estimação. Ela e o marido estiveram com o cão até seu último minuto de vida, nesta quinta-feira (04). A cabo Fernanda afirmou que foi uma despedida muito difícil para ela e seu marido. “Nos adaptamos bem a ela e ela a nós. Nos tornamos uma família. Foram quase oito anos de convívio. Ela deixa uma saudade muito grande”, completou.
Além de Brida, o casal tem ainda a guarda de outo pastor alemão. Trata-se da Atena, que não se adaptou ao treinamento no canil da Polícia Militar e foi entregue para a família com quase dois anos. Atualmente o animal está com oito anos.
“Uma era companheira da outra”, reforçou a policial. Sobre uma nova adoção, a cabo Fernanda afirmou que ainda não pensou sobre a possibilidade, uma vez que acabaram de se despedir do cão Brida.
DÓCIL
Durante o período que esteve na ativa, Brida atuou no policiamento de rua junto com a Força Tática. Mas já, no final de sua carreira, acabou sendo destacada para as visitas em escolas devido seu comportamento dócil.
Não fosse a adoção, Brida era forte candidata a continuar na corporação. Um dos destinos previstos para ela era de mascote da Policia Militar em Araçatuba.