Araçatuba
Anunciante
MOBILIDADE URBANA CENTRO DE ARAÇATUBA TERÁ 110 VAGAS DE ESTACIONAMENTO DE CURTA DURAÇÃO

Objetivo é garantir rotatividade no final de ano; sistema funcionará 24 horas

Anunciante

A partir do próximo dia 20 de novembro, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Araçatuba, implantará 110 vagas de estacionamento de curta duração no entorno da praça Rui Barbosa e nas vias adjacentes do Calçadão.

 

O sistema funcionará durante 24 horas, inclusive no horário comercial e no período de funcionamento estendido do comércio para o Natal.

 

A medida tem caráter emergencial e foi definida para atender o comércio local durante o período de fim de ano, enquanto o sistema rotativo ainda não é implantado.

 

A Prefeitura de Araçatuba chegou a abrir licitação para contratar uma empresa para fazer a gestão do sistema rotativo de estacionamento na cidade, mas no final de outubro o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE) mandou suspender a concorrência eletrônica.

 

SINALIZAÇÃO

De acordo com nota da Prefeitura de Araçatuba, as vagas, exclusivas para automóveis, terão tempo máximo de permanência de 30 minutos e deverão ser utilizadas com o pisca-alerta ligado durante todo o período de estacionamento. Os locais escolhidos estarão sinalizados com placas que indicam que as vagas são de curta duração.

 

Para facilitar ainda mais para os condutores, haverá também mudança na sinalização de solo. Os locais das vagas de curta duração estarão com o meio-fio pintado de branco. Onde estiver com a cor azul, do antigo sistema rotativo, a permanência continua sem limite de tempo.

 

As vagas destinadas a carga e descarga, embarque e desembarque e táxis serão mantidas. As vagas de idoso e PCD também permanecerão da mesma forma. Motos e veículos similares não poderão utilizar as vagas de curta duração.

 

ACESSO FACILITADO

O secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Júlio César dos Santos, informa na nota que a ação busca garantir a rotatividade de veículos e facilitar o acesso de consumidores ao centro da cidade.

 

“É uma solução provisória, pensada para o comércio e para os cidadãos que vêm fazer suas compras de Natal. O objetivo é melhorar a fluidez do tráfego e aumentar a oferta de vagas de curta duração”, afirma o secretário.

 

FISCALIZAÇÃO

A fiscalização ficará a cargo dos agentes de trânsito da Prefeitura, que farão o controle do tempo de permanência dos veículos. No início, será feita a anotação do horário de chegada, e, caso o limite de 30 minutos seja excedido, o condutor estará sujeito a autuação.

 

A infração por estacionar fora da regulamentação de curta duração é classificada como grave, com multa no valor de R$ 195,23 e acréscimo de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

 

LOCAIS ONDE SERÃO IMPLANTADAS AS VAGAS

Rua General Osório – 16 vagas

Rua Marechal Deodoro da Fonseca – 11 vagas

Rua Duque de Caxias – 6 vagas

Rua Anita Garibaldi – 14 vagas

Rua Prudente de Moraes – 9 vagas

Rua Carlos Gomes – 4 vagas

Rua 15 de Novembro – 5 vagas

Rua Luiz Pereira Barreto – 3 vagas

Rua Olavo Bilac – 7 vagas

Rua Osvaldo Cruz – 8 vagas

Praça Rui Barbosa – 27 vagas

Total: 110 vagas

 

CONFIRA NO MAPA

 


O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2025 018News. Todos os direitos reservados.