A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) respondeu, após alguns meses de análise do Projeto Básico de Licenciamento Ambiental do Novo Aterro Sanitário desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, com o Parecer Técnico Favorável à proposta de ampliação do Aterro Sanitário Municipal de Araçatuba, além de permissão de continuidade de operação por mais 19 anos do mesmo.
O documento foi emitido em 21 de dezembro de 2021 e recebido agora pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Araçatuba, Lucas Savério Proto.
Atualmente, o aterro está licenciado desde dezembro de 2019 para o recebimento de 180 toneladas por dia de resíduos sólidos urbanos e encontra-se com sua vida útil próxima do término. Mas, com a última célula de aterramento pronta para operar; tem já implantados sistemas de proteção ambiental, tais como: impermeabilização inferior, drenagem de líquidos percolados e de gases, drenagem de águas pluviais, cobertura diária dos resíduos, entre outros.
A Prefeitura disse que pretende ampliar o aterro em área contígua de 9,85 ha (hectares), dos quais 9,6 ha serão destinados à disposição de resíduos.
PARA AMPLIAÇÃO
O parecer informa que, com a ampliação, será mantida a mesma tipologia e capacidade de recebimento diária de 180 t/dia de resíduos, sendo previsto um volume adicional de 1.406.430,31 m³ e vida útil de 19 anos.
O aterro terá início na cota de base 345m e cota final 387m, com 8 camadas de 0,5 m (meio metro) de altura cada, perfazendo 35m de altura total. Segundo informado pela Prefeitura de Araçatuba, está prevista a desapropriação de uma área com 9,85 hectares para a ampliação do aterro municipal.