A Justiça Federal em Araçatuba converteu, nesta sexta-feira (16), as prisões temporárias de quatro dos 15 presos na Operação #TUDONOSSO, deflagrada pela Polícia Federal na última terça-feira (13), em detenções preventivas, nas quais os encarcerados não têm previsão de serem soltos até novas decisões judiciais. Outros 11 presos serão soltos até o início da tarde deste sábado.
Continuarão na cadeia o empresário e sindicalista José Avelino Pereira, vulgo Chinelo; o filho dele, Igor Tiago Pereira, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Itatiba; o advogado Thiago Henrique Braz Mendes; e o ex-diretor da secretaria de Administração da Prefeitura de Araçatuba, José Cláudio Ferreira, vulgo Zé Pera.
A decisão pelas prisões é do juiz Pedro Luís Piedade Novaes, da 2ª Vara Federal. O magistrado decidiu pela soltura, ainda nesta sexta-feira, do contador de Chinelo e das empresas do sindicalista, Gilson Martinez. Os demais serão soltos no decorrer do ábado.
A #TUDONOSSO foi deflagrada pela Polícia Federal de Araçatuba após dois anos de investigações sobre contratos firmados pela empresa Bolívia Comércio de Materiais de Limpeza e o IVVH (Instituto de Valorização à Vida Humana), que atua na gestão de programas sociais do município.
Também são algos da investigação da PF o prefeito Dilador Borges (PSDB); a vice-prefeita Edna Flor (Cidadania); e o vereador Rivael Papinha (PSB), acusados de terem ligações com Chinelo e seu grupo. Eles são acusados de terem envolvimento nas contratações firmadas pela administração municipal.
Com a Bolívia e o IVVH, segundo a Polícia Federal, a Prefeitura firmou contatos da ordem de R$ 15 milhões. Chinelo e seu grupo seriam responsável por faturar, com base em esquema fraudulento, cerca de R$ 120 mil por mês.
NOMES COMPLETOS E FUNÇÕES DE TODOS OS PRESOS PELA PF:
- Alexandre Candido Alves - Diretor da Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Araçatuba
- Ahmad Nazih Kamar – Advogado e ex-presidente do IVVH
- Daiana Francielle Gomes – Diretora de Compras do IVVH
- Daniela Amanda Cardoso – Sócia-proprietária da empresa Bolívia Comércio de Materiais de Limpeza
- Elói Lourenço Filho - Diretor de gestão do IVVH
- Emersom Cardoso - Genro de Chinelo e Sócio da Sen Prestadora de Serviços, contratada do IVVH
- Gilson Batista Martinez – Contador das empresas de Chinelo
- Igor Tiago Pereira – Filho de Chinelo, proprietário da Vipig Transporte e Locações e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Itatiba
- José Avelino Pereira, vulgo Chinelo - Sindicalista, pecuarista, presidente do PSB em Araçatuba, apontado como dono das empresas (em nome de terceiros) Bolívia, Sen Prestação de Serviços, Vipig e IVVH
- José Claudio Ferreira, vulgo Zé Pera - Diretor de Departamento na secretaria municipal de Administração
- Thiago Henrique Braz Mendes – Advogado e assessor executivo da secretaria municipal de governo
- Wanderson Alves dos Santos - Advogado do IVVH
- Sílvia Aparecida Teixeira - Diretora de departamento de Gestão do Sistema Municipal de Assistência Social
- Paulo Sérgio Moreira – Presidente do IVVH
- João Vítor Custódio Carinheno – Diretor financeiro do IVVH