Faltando pouco mais de oito meses para as eleições municipais de 2020, candidatos que se dizem no momento dispostos a concorrer à Prefeitura de Araçatuba começam a se movimentar e articular com as chamadas lideranças comunitárias e mesmo partidárias da cidade em busca de eventuais apoios para o pleito agendado para o dia 4 de outubro.
Enquanto o atual mandatário da cidade, Dilador Borges (PSDB), visita obras e anuncia licitações para realização de benfeitorias no último ano de seu primeiro mandato como prefeito de Araçatuba, outros postulantes ao cargo preferem dar entrevistas a órgãos de imprensa, alguns acompanhados de tropas que indicam conhecer muito pouco de política e que apostam suas fichas as nas estratégias que levaram o atual presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), ao Palácio do Alvorada.
Tem nesse meio os que, por ora, não estão fazendo quase nada em termos de articulação e nomes já tarimbados na política de Araçatuba que seguem a cartilha que tem dado certo nas últimas eleições na cidade: buscando apoios de lideranças comunitárias e partidárias.
Foi isso que fez, nesta quinta-feira (30), em um estabelecimento de sua propriedade na rua XV de Novembro, o vereador mais votado na história de Araçatuba e pessoa que, hoje, seguramente é quem mais indica fazer frente ao atual chefe do Executivo, que concorrerá à reeleição com a vantagem de ter a estrutura administrativa e o poder da caneta em suas mãos.
Oficializado pelo MDB local como pré-candidato a prefeito de Araçatuba nas eleições deste ano, o parlamentar Cido Saraiva (MDB) reuniu um grupo de representantes da sociedade e também de legendas partidárias que podem, lá na frente, se tornarem aliados na disputa pelo voto.
Um dos nomes que mais chamou atenção no encontrou foi o do ex-prefeito Domingos Andorfato (Avante), que não só parou para ouvir as propostas de Cido Saraiva para um eventual governo municipal como abriu a possibilidade de apoiá-lo durante a campanha em caso de pesquisas de intenção de voto mostrarem que o concorrente do MDB possa estar à sua frente na preferência do eleitorado araçatubense.
Cido Saraiva disse, ao site 018 News, ter ficado bastante otimista com o resultado do primeiro de uma série de encontros que devem ser realizados com representantes da comunidade de Araçatuba. Ele tem ciência de que a presença de tais lideranças, neste momento, não se traduz em apoio imediato para uma disputa que se encerrará em 4 de outubro. No entanto, acredita que com diálogo e ouvidos abertos às queixas, reclamações e pedidos dos integrantes de cada região da cidade que participaram deste primeiro e dos demais encontros, terá condições de consolidar um plano de governo que possa agradar aos eleitores de Araçatuba.
“Tivemos uma reunião bastante produtiva, com a presença importante do ex-prefeito Domingos Andorfato e de pessoas que representam bairros distintos da cidade que, de alguma forma, estão descontentes com a atual administração. Seja por obras não realizadas, por problemas nas áreas de Saúde e Segurança pública que não atendem aos anseios da comunidade, ou simplesmente porque querem mudança na administração municipal”, avalia.
Para o emedebista, o fato de Araçatuba ter hoje um cenário político com pelo menos oito pré candidatos – além dele e do prefeito Dilador, estão na disputa o engenheiro Rodrigo Andolfato (hoje no PSL); Dominguinhos Andorfato (Avante), Teucle Manarelli (PRTB), Luizão do Pinheiros (PMN), Cido Sério (PRB) e Filipe Fornari (Podemos) – a tendência é de que a corrida eleitoral comece com um número meno de postulantes à Prefeitura.
“Pela experiência que temos, alguns desses nomes podem compor com outros candidatos ou até mesmo desistir até agosto, quando os partidos realizam suas convenções para definição de quem vai, de fato, concorrer à Prefeitura”, avalia Saraiva.
Para ele, seu trabalho de encontros com representantes dos diversos bairros que formam Araçatuba está apenas começando. “A ideia é ouvir muito, dialogar bastante, apresentar nossos pensamentos e, lá na frente, termos condições de formatar uma candidatura com condições de vencer as eleições. Sabemos que o atual prefeito está em pleno exercício de mandato e isso pesa bastante a seu favor, dependendo de como ele atuar nos próximos meses. Mas acreditamos que com união teremos meios de chegar ao objetivo que estamos almejando cada dia mais, principalmente com a ajuda de populares que nos apoiam e de pessoas que sabemos que podem ajudar na construção de uma Araçatuba melhor do que está hoje”, afirma Saraiva.