Birigui, cada vez mais, caminha para tornar-se uma cidade referência no kartismo nacional. Sede do Kartódromo Internacional Speed Park, escolhido pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para sediar em 2020 o Campeonato da modalidade, o município acaba de criar, por meio de lei aprovada pela Câmara, o Dia Municipal do Kart.
A data escolhida é 21 de março, dia em que nasceu o ídolo nacional Ayrton Senna, em 1960, e data em que foi inaugurado o Speed Park, no ano passado. A lei municipal é de autoria do prefeito Cristiano Salmeirão PTB).
“O kartismo tem história em Birigui. Agora, com o Speed Park, essa história foi resgatada. O empresário Ricardo Gracia, diretor do Speed Park, está transformando Birigui na capital do kart”, diz o prefeito.Desta forma, o Dia Municipal do Kart passou a fazer parte do Calendário Oficial de Eventos do município.
Na próxima temporada Birigui e o Speed Park serão sede do Campeonato Mundial CIK/FIA para as categorias OK Junior e OK. E para trazer o Mundial para o município, a administração deu apoio ao empresário Ricardo Gracia.
Assim, Governo municipal, governo estadual e o próprio Kartódromo de Birigui uniram forças com o piloto Felipe Massa, presidente da CIK/FIA. Agora, visando oferecer suporte ao Mundial, a Prefeitura de Birigui criou o GTEE (Grupo de Trabalhos de Eventos Especiais).
“Estamos preparando o município para receber os visitantes durante as competições no Kartódromo Internacional de Birigui, principalmente no Mundial”, explicou o gestor do Núcleo de Gestão Estratégica da Prefeitura de Birigui, Carlos Farias.
O primeiro encontro do grupo ocorreu em 5 de novembro, na Acib (Associação Comercial de Birigui), quando vários assuntos estiveram em pauta: mobilidade urbana, segurança, estrutura de saúde, publicidade e adesão dos setores empresariais diretamente envolvidos no evento, como hotéis, restaurantes, lanchonetes, comércio em geral e indústrias.
O grupo de trabalho é formado pela Prefeitura de Birigui, por meio das secretarias de Cultura e Turismo, Comunicação, Segurança Pública, Saúde, Núcleo de Gestão Estratégica, e das instituições Acib, Sinbi (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Speed Park.