No mês de junho, devido realização de festas populares em diferentes regiões, tornam-se mais fáceis a ocorrência de acidentes, sejam eles causados por conta de fogueiras, solturas de fogos de artifícios ou até mesmo com a soltura de balões.
Em Araçatuba, além das reuniões em escolas, agremiações ou encontros familiares, a Prefeitura fará nos dias 21 e 22 de junho, na praça Rui Barbosa, o Arraiá da Solidariedade, cuja a previsão é reunir milhares de pessoas. Na região, o cronograma não é diferente, e festas também ocorrem durante todo o mês de junho.
Sendo assim, objetivando a segurança do cidadão, a CPFL Energia, concessionária do serviço de energia elétrica da região, por meio do programa ‘Guardiões da Vida’, preparou uma série de dicas de segurança.
Para começar a diversão, o participante da festa, vendo que o local é a céu aberto deve se atentar com as redes de distribuição de energia elétrica e, consequentemente, manter a distância ideal. Dito isso, as tradicionais bandeirinhas devem ser amarradas e fixadas em postes de energia.
Já as fogueiras, não devem ser montadas próximas a equipamentos de energia, no entanto, mesmo em uma distância segura, os participantes, devem se atentar e manter uma distância segura, tendo em vista que as chamas têm potencial para causar acidentes, principalmente se estiverem rodeadas por vegetações secas, bem comuns nesta época.
“O alerta é reforçado neste ano, já que o outono tem sido atípico no estado de São Paulo, com altas temperaturas e baixíssimos índices de chuva. O inverno pode ser ainda mais seco. O risco de faíscas se propagarem rapidamente aumenta, colocando em risco as pessoas e o fornecimento de energia, o que pode afetar até mesmo o abastecimento de hospitais e outras unidades de serviços essenciais”, Comentou Raphael Campos, gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da CPFL Energia.
Já pensando na hora das comidas como o milho verde, cachorro-quente, pastel, os integrantes da festa devem ficar de olho nas instalações de equipamentos que dependem de energia. “Nunca opte por ligações clandestinas. Além de ilegais, elas podem sobrecarregar a rede elétrica, o que pode provocar curtos-circuitos e até mesmo incêndios”, disse Raphael Campos.
PERIGO COM OS BALÕES
Os balões juninos e suas solturas, mesmo sendo uma prática ilegal, pois pode danificar o meio-ambiente, acontece em diversos municípios, porém, essa informação não é do conhecimento de todos sabem, visto que além de representar um risco iminente à vida e ao meio ambiente, ela está entre os principais fatores externos que impactam o sistema elétrico nessa época do ano.
A prática pode tocar as redes de distribuição ou linhas de transmissão, interrompendo o fornecimento de energia para bairros inteiros e, conforme o trecho afetado, pode danificar estruturas.
“Muitas pessoas desafiam os perigos que os balões podem provocar, o que aumenta ainda mais a importância do trabalho que desenvolvemos com a nossa campanha Guardião da Vida. Temos o compromisso de alertar a população sobre esses riscos e de contribuir com dicas que garantam a segurança e o bem-estar das pessoas. Entre as atividades que realizamos estão visitas a empresas e escolas, além da divulgação constante de orientações sobre o tema”, enfatiza Raphael Campos.
Veja abaixo uma lista com as principais dicas de segurança da CPFL Paulista durante a temporada junina:
Use apenas produtos com garantia e que apresentem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Fique atento ao manusear arames, escadas e outros materiais metálicos usados na montagem de barracas que, em contato com a rede elétrica, podem provocar acidentes.
Nunca pendure bandeirinhas coloridas em postes ou cabos e nem coloque enfeites que contenham fios ou cabos metálicos em sua confecção próximos da rede elétrica.
Não solte balões. Além de serem proibidos por lei, colocam em risco, residências, matas, a rede elétrica e a vida das pessoas.
Nunca acenda fogueiras perto da rede elétrica. A alta temperatura pode interromper o fornecimento de energia.
Nunca faça ligações clandestinas para fornecer energia para a festa.
Consulte sempre os técnicos da distribuidora de energia sobre os parâmetros de segurança com a rede elétrica, antes da montagem do evento.
É recomendado utilizar os serviços de um eletricista profissional para observar todos os cuidados com a rede de iluminação e alimentação (tomadas).