O corpo da aposentada Teresa Joana Lopes, mãe do ex-prefeito de Araçatuba, Cido Sério, será sepultado na tarde desta quarta-feira (17), no cemitério municipal de Santo Antônio do Aracanguá. O velório está sendo realizado na capela da Funerária Cardassi, da avenida Saudade, em Araçatuba, de onde o cortejo sairá às 12h30.
Dona Teresa faleceu aos 91 anos, no final da tarde de ontem (16). Ela estava internada desde a noite da última segunda-feira (15), após sofrer um mal súbito.
Nascida em 23 de setembro de 1934, no povoado de Lagoa Seca, em Simões (PI), dona Teresa se estabeleceu no interior paulista nos anos 1960. Trabalhou nas lavouras de café em Bento de Abreu e Valparaíso e, mais tarde, viveu em Santo Antônio do Aracanguá, onde manifestou o desejo de ser sepultada ao lado dos pais.
Mãe de cinco filhos, ela enfrentou períodos de grande dificuldade, chegando a ocupar um imóvel para garantir abrigo à família. Ao longo da vida, atuou como trabalhadora rural, empregada doméstica, lavadeira, cozinheira e proprietária de pensão — sempre priorizando a educação dos filhos e cobrando disciplina escolar.
A aposentada nunca se intimidou diante das dificuldades enfrentadas. Ela alfabetizou-se por meio do extinto Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral) e tornou-se leitora assídua de jornais e revistas. Apaixonada por dança e política, manteve-se filiada e ativa no Partido dos Trabalhadores (PT).
“Ela nunca se entregava. Se não fosse por ela, eu não teria conquistado nada, nem a prefeitura, nem mandatos”, disse Cido Sério. Emocionado ele ainda completou: “Mãe não deveria morrer, deveria ser eterna.”
Dona Teresa era realmente muito ativa e sempre esteve presente ao lado do filho não só nas ações cotidianas, mas também na política.
A aposentada enfrentava a dor da perda do filho Francisco, falecido no ano passado. Ela deixa os filhos Teresa, Rubens, Cido e Luís Antônio.


.jpg)



