O UniSALESIANO, que é parceiro da Prefeitura de Araçatuba em diversas ações sociais, principalmente aquelas voltadas à área da saúde, atendeu a um pedido de ajuda da secretaria municipal de Saúde referente à limpeza dos serviços públicos.
Desde a semana passada, as profissionais que atuam no laboratório de Química e Bioquímica da instituição, Tainá Corrêa Pardini e Cláudia Juliana Guabiraba da Silva, têm feito a diluição do produto Surfic, que é utilizado para desinfecção de superfícies fixas, como mesas, bancadas, balcões, teclados, monitores, armários, portas, maçanetas e tudo que possa concentrar contaminações.
“Nosso trabalho começou na semana passada. Já enviamos 300 litros do produto diluído e, conforme a necessidade deles, vamos realizando as diluições. A quantidade de produto que temos aqui vai gerar um total de 200 galões de 5 litros cada um, ou seja 1.000 litros diluídos de Surfic”, explicou Cláudia.
Para Tainá, é muito importante poder ajudar o município nesse momento de prevenção ao novo coronavírus. “Nada mais justo utilizar nossa técnica e aprendizado num momento tão crucial para a saúde de toda uma comunidade”, disse.
COVID-19
O pedido de ajuda ao UniSALESIANO foi feito pela enfermeira Bárbara Angela Honório, que faz parte do Núcleo de Educação em Saúde, órgão da Secretaria de Saúde de Araçatuba. “O UniSALESIANO é um grande parceiro nosso. Sempre que está ao alcance, nos ajuda”, lembrou.
O objetivo do uso do Surfic nos serviços de saúde é, segundo Bárbara, substituir o álcool gel para superfícies, mantendo o estoque destinado à desinfecção das mãos, sem desperdício. “A orientação para os serviços de saúde é borrifar o produto para facilitar a aplicação, com pano ou papel toalha”, explicou.
Ela conta que a Prefeitura recebeu doação de dois galões de 5 litros cada um do produto Surfic, do Laboratório Só Química. Contudo, era necessário que esse produto fosse diluído da forma correta, sendo 5 mililitros de Surfic para 995 mililitros de água. “Por isso, procuramos nosso parceiro, que nos atendeu prontamente, especialmente agora nas ações do Plano de Contingência contra a Covid-19”, contou.
O Reitor do UniSALESIANO, Pe. Luigi Favero, disse que a Universidade está sempre atenta e pronta a colaborar com a sociedade através da Prefeitura e, nesse caso, em particular, com a Secretaria de Saúde. “Essa ligação se tornou mais forte com a existência do Curso de Medicina”, concluiu.