Criança de um ano de idade é a primeira vítima da leishmaniose visceral este ano em Guararapes. Ela está internada na Santa Casa de Araçatuba para tratamento com medicação específica e seu estado de saúde é estável, conforme informou, nesta quinta-feira (13), o Departamento de Saúde do município.
A confirmação da doença colocou o município em alerta. Para coibir o aparecimento de novos casos, o Centro de Controle de Zoonoses já intensificou a coleta de sangue nos animais nos bairros onde houve o registro e está orientando a população sobre a leishmaniose.
De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, os agentes de saúde também irão fazer o trabalho de manejo ambiental, com limpeza dos quintais das casas ao redor da casa onde a criança mora, expandindo o trabalho num raio de 200 metros.
O último caso de leishmaniose visceral em humano em Guararapes foi registrado em 2017, quando um homem de 66 anos contraiu a doença.
A leishmaniose visceral é uma doença infecciosa, causada por um parasito transmitido pelo mosquito conhecido como “mosquito palha”. A doença é transmitida para o cão, que se torna um hospedeiro do parasita. A fêmea do “mosquito palha” se infecta ao picar um cão contaminado e passa a transmitir os parasitas para outros cães e humanos em suas próximas picadas.
SINTOMAS
Os sintomas em humanos é febre prolongada, emagrecimento, crescimento do baço, fraqueza e em casos graves pode aparecer sangramentos.
Em cães, a doença também causa emagrecimento, vômito, fraqueza, queda de pelos, crescimento das unhas, feridas no focinho, orelhas e patas. (Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Guararapes).
Região 018
Anunciante
ALERTA
Criança com leishmaniose está internada em Araçatuba
Paciente tem um ano de idade, mora em Guararapes e recebe tratamento na Santa Casa
Paciente tem um ano de idade, mora em Guararapes e recebe tratamento na Santa Casa
access_time Publicado em 13 Jun 2019
Anunciante