Duas crianças, ambas com idade de 3 anos, foram diagnosticadas com meningite viral em Mirandópolis. A divulgação dos casos, registrados neste mês, foi feita nesta sexta-feira (30) no site da própria Prefeitura.
De acordo com a informação, as duas crianças estudam na rede municipal de ensino. Um caso se trata de um menino que estuda no CEI (Centro de Educação Infantil0 “Antiniska Mustafa”, no bairro Vale do Sol, e outro no CEI “Antônia Girotto Terenci, no Paulicéia. Os diagnósticos foram confirmados nos dias 13 e 20 de novembro, respectivamente.
A Vigilância Epidemiológica do Município descartou risco de surto. Uma das crianças, informa a administração municipal, já retornou à escola após tratamento. A outra se encontra em repouso e recebendo acompanhamento médico.
De acordo com o departamento de Educação, após o registro positivo dos casos, todas as crianças passaram por atendimento nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município. Nas escolas, os profissionais foram orientados a ficarem atentos a quaisquer sintomas dos alunos relacionados à doença e alertar as famílias, além de manter as salas ventiladas e utilizar sempre de álcool em gel para desinfecção.
SINTOMAS DA DOENÇA
A meningite viral é uma inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula devido à entrada de um vírus nesta região. Os sintomas da meningite manifestam-se inicialmente com febre alta e intensa dor de cabeça.
Após algumas horas nota-se a irritação das meninges ao relato de dor quando a pessoa tenta encostar o queixo no peito. Enjoo e recusa alimentar ocorrem logo a seguir. O aumento da pressão dentro do crânio causa sintomas como alteração na consciência, intensa dor de cabeça, vômito e dificuldade com a claridade.
Os sintomas da meningite viral, geralmente, causam febre alta; dor de cabeça intensa; rigidez nucal que manifesta através da dificuldade em movimentar o pescoço e de encostar o queixo no peito; dificuldade em levantar a perna estando deitado de barriga para cima; enjoo e vômito; intolerância à luz e aos ruídos; tremores; alucinações; sonolência e convulsões.
Informações da Prefeitura de Mirandópolis.