A JA&C Propaganda, a primeira e uma das mais tradicionais agências de publicidade da região de Araçatuba (SP), celebra 40 anos de atividade marcados por inovação e criatividade. Com o lançamento do slogan "Criatividade sem prazo de validade", a empresa reafirma o seu compromisso com a excelência, inovação e inventividade no mercado publicitário.
Durante estas quatro décadas, a JA&C se destacou por atender clientes locais, regionais e nacionais em diversos setores produtivos, incluindo agronegócio, indústria, comércio, serviços, poder público e terceiro setor. A agência se distingue pela execução estratégica de campanhas de marketing, abrangendo múltiplos formatos como textos, áudios, vídeos e fotos, sempre visando comunicar de forma direta e eficaz.
Mais do que uma simples comunicação, a equipe concentra esforços na consolidação da imagem das marcas, promovendo um sólido trabalho de branding. Esse processo vai além da criação de conteúdo, envolvendo análise de mercado e dos hábitos do público, a fim de estabelecer conexões emocionais entre as empresas atendidas e os seus consumidores.
Segundo o publicitário Gustavo Nasser, socio-proprietário da empresa, juntamente com a irmã Denise, "a publicidade busca estabelecer um diálogo que seja compreendido e inspire o consumidor. Para alcançar esse objetivo, é essencial compreender como o público-alvo se comunica. Esse entendimento precede qualquer produção publicitária e possibilita destacar o valor que uma marca oferece."
Nesta entrevista, Gustavo, Denise, Eduardo – que não faz mais parte da sociedade –, e também Flávio Abou-Nasser, pais dos três e um dos fundadores da JA&C, falam dos desafios, estratégias, parcerias bem-sucedidas e resultados alcançados ao longo dessa jornada de 40 anos repleta de criatividade.
Qual o sentido do slogan "criatividade sem prazo de validade", que marca os 40 anos da JA&C?
Gustavo Nasser: Esse slogan representa reflete a essência e a filosofia da agência ao longo da sua jornada. A criatividade é o alicerce da indústria publicitária. É a força propulsora por trás de campanhas marcantes, da inovação e da diferenciação das marcas. Ao utilizar esse slogan, a destacamos o nosso comprometimento contínuo com a excelência, inovação e a capacidade de reinvenção, independentemente do tempo transcorrido. Queremos também transmitir a mensagem de que a criatividade é atemporal e não está limitada por datas ou épocas. Ela persiste, evolui e se adapta, mantendo-se relevante e eficaz independentemente das mudanças no mercado ou avanços tecnológicos.
A frase ainda ressalta a habilidade da JA&C em permanecer atualizada e alinhada com as tendências contemporâneas, sem perder a essência da criatividade que a caracteriza desde o seu surgimento. Por fim, projeta uma visão de futuro, reforçando o compromisso contínuo da agência com a excelência criativa e o impacto duradouro nas estratégias de comunicação dos seus clientes.
Criatividade é tudo em uma agência de publicidade?
Denise Nasser: Não. É essencial, mas o caminho para conceber uma campanha é amplo e envolve diferentes etapas, desde o atendimento até a execução. Neste sentido, contamos com profissionais especializados em diversas áreas, como redação, design e estratégia, garantindo uma comunicação focada e direcionada para fortalecer a marca do cliente.
A JA&C é reconhecida no mercado pelo atendimento diferenciado, por exemplo. Isso envolve a compreensão do mercado do cliente, análise os concorrentes e a proposta de estratégias alinhadas com os seus objetivos. Nos esforçamos para que o cliente se sinta genuinamente acolhido nas suas demandas.
São longos os processos na JA&C para criação e execução de uma campanha publicitária?
Gustavo Nasser: Isso depende de uma série de fatores, desde o escopo, a complexidade da campanha, objetivo e pesquisa, passando por planejamento, estratégias adotadas, chegando à criação, produção de materiais, revisões, aprovações e veiculação. É importante ressaltar que a eficiência no gerenciamento do tempo e a capacidade de adaptação a imprevistos são fundamentais para garantir que o processo de criação e execução da campanha publicitária seja bem-sucedido dentro dos prazos estabelecidos.
Vamos à história, então? Como a JA&C surgiu?
Flávio Abou-Nasser: Tudo começou em 1983, quando Hiran Castello Branco – então presidente da Associação de Profissionais de Propaganda (APP) e do Sindicato das Agências do Estado de São Paulo (Sinapro), além de proprietário da CBBA, uma das maiores e mais famosas empresas de publicidade do Brasil naquela época – renomado profissional do setor, me influenciou a fundar a primeira agência da região. De passagem por Araçatuba, onde ministrou palestra a convite de A Comarca, jornal do qual eu era diretor comercial do jornal, ele sugeriu a criação de uma agência de publicidade. Eu me juntei com o Paulo Alcides Jorge Júnior e o Zeca Consoni criando a JA&C, com as iniciais dos nossos sobrenomes.
Como foi a transição, a sucessão familiar na JA&C?
Flávio Abou-Nasser: Foi um processo natural e fluido. Os meus filhos seguiram o caminho da publicidade por conta própria, sem qualquer pressão ou sequer sugestão da minha parte. Preciso destacar que, ao escolherem a área da propaganda, contaram com total apoio da mãe, minha esposa Letícia. Hoje, Denise e Gustavo (o Eduardo não está mais na sociedade) lideram a agência com harmonia e respeito mútuo, o que para mim é um orgulho. E preciso dizer que não interfiro em nada na empresa, tanto que passados 15 anos de bastão entregue a eles, estive na JA&C apenas três vezes.
Como a agência se adaptou ao longo desses 40 anos de tantas mudanças no mercado publicitário?
Denise Nasser: De verdade, a adaptação foi constante. Estar atento às mudanças nas preferências do público ao longo dessas quatro décadas é um processo ininterrupto na JA&C desde sempre. Todos os nossos profissionais têm acesso às ferramentas necessárias para captar dados atualizados do segmento, desenvolvendo uma comunicação que atenda aos objetivos de cada cliente.
Nós conseguimos utilizar tanto estratégias online quanto offline, utilizando mídias tradicionais e contemporâneas. Me atrevo a dizer que encontrar esse equilíbrio é crucial no mercado publicitário. As mídias online oferecem alcance global e interatividade, enquanto as tradicionais garantem presença tangível e impacto local. A combinação otimizada maximiza a visibilidade da marca.
Diante de tantas mudanças no mercado publicitário, o que mantém a JA&C em destaque?
Gustavo Nasser: Acreditamos que é uma combinação de fatores, como adaptação a novas tecnologias, entendimento do público-alvo – tanto o nosso quanto os dos clientes –, excelência no atendimento, equipe qualificada e multidisciplinar, branding forte e consistente, visão de longo prazo e adaptabilidade, resultados mensuráveis e comprovados. A combinação disso tudo ao longo do tempo contribuiu para que JA&C se mantivesse relevante e em destaque, enfrentando os desafios e aproveitando as oportunidades em um mercado publicitário em constante evolução.
E a criatividade é o fio condutor em todo o processo, desde as estratégias até a execução das peças. Ela nunca teve prazo de validade para nós e continuará a ser o nosso diferencial ao longo dos anos, sejam quantos forem.