Desde o dia 17 de agosto os estabelecimentos comerciais e serviços de todos os setores econômicos do Estado de São Paulo foram autorizados a trabalhar sem a imposição de horário e capacidade limite de ocupação de público nos estabelecimentos.
Em Araçatuba, a autorização de abertura obedecendo as novas regras do Plano São Paulo, passaram a valer, efetivamente, nesta sexta-feira (20), após publicação de decreto pela Prefeitura.
Embora as regras impostas pelo decreto sejam as mais flexíveis desde o início da pandemia no Brasil, em 2020, o poder público pede para que a população continue usando máscara, higienizando bem as mãos e evitando aglomeração com a finalidade de conter o máximo possível a contaminação pelo coronavírus.
Além da abertura do comércio, foram liberados eventos sociais, culturais e as feiras corporativas com controle de público.
PROIBIDOS
Nesse momento do plano de flexibilização no Estado se São Paulo só continuam proibidos shows com público em pé, pistas de dança e torcida em estádios de futebol, cuja expectativa é que este item seja liberado em 1º de novembro.
SEM RESTRIÇÃO
Restaurantes, bares, cafés e lanchonetes;
Lojas, shoppings, galerias e outros comércios não essenciais;
Salões de beleza, barbearias e clínicas de estética;
Museus, cinemas, teatros e shows com público sentado;
Academias de ginástica, clubes e centros esportivos.
Serviços essenciais como supermercados, postos de gasolina, bancos e farmácias já estavam autorizados a operar em qualquer horário.