Caminhando para sua candidatura a mais um mandato à frente da Prefeitura de Araçatuba e em meio a uma crise sem precedentes na Saúde pública, em decorrência da pandemia de coronavírus que tem obrigado autoridades estaduais e municipais a adotarem medidas restritivas na tentativa de combater o avanço da doença, o prefeito Dilador Borges (PSDB), disse nesta quinta-feira (23), em entrevista ao site 018 News, que o momento não é de se pensar em política, mas sim de salvar vidas.
O chefe do executivo municipal convidou órgãos de imprensa para falar sobre decreto de sua autoria, publicado no Diário Oficial Eletrônico do município, na última quarta-feira, autorizando a retomada de algumas atividades consideradas essenciais para a população.
As medidas implementadas no município, no entanto, não contemplam comerciantes e estabelecimentos que sobrevivem de suas vendas. Sobre a retomada destas atividades, Dilador disse que pretende aguardar decisões do governo do Estado, que promete anunciar, para a partir do dia 11 de maio, ações de flexibilização das ações de cada cidade conforme os índices de infectados e por conta do novo coronavírus e as estruturas dos serviços de saúde para atender a vítimas da doença.
ELEIÇÕES E A COVID-19
“O momento hoje é o do novo coronavírus. Ninguém tem que pensar em política”, afirma Dilador. “Eu tenho o sentimento de que, por mais que seja duro o enfrentamento, tudo isso vai passar. E quando chegar o momento de se colocar em prática a disputa eleitoral o foco das discussões será outro. Por isso, estamos bastante seguros de que as nossas ações visam a salvar pessoas”.
Questionado sobre as críticas que vem recebendo pelo fato de manter restrições incisivas, em especial para os serviços comerciais da cidade, com a finalidade de evitar aglomerações de pessoas, uma das principais causas de transmissão do coronavírus, Dilador diz entender as angustias das pessoas, mas afirma que adotará novas ações seguindo orientações dos órgãos de saúde.
“As pessoas vão às redes sociais nos criticar, ou mesmo falam umas com as outras sobre as nossas medidas, sobre o decreto que publicamos, autorizando com medidas de distanciamento serviços de salões de beleza, barbearias, bancos e lotéricas com critérios de distanciamento. Só que o critério não é meu, é uma ação de governo que está seguindo, além das normas de saúde, uma série de recomendações do Ministério Público, que é o fiscal da lei e que está praticando isso em diversos municípios. Eu sou um legalista, por isso não vamos correr o risco de infringir orientações que estão aí para serem seguidas por todos nós”, avalia.
RETOMADA GRADATIVA
Assim como tem divulgado o governo estadual, sobre a retomada gradativa das atividades hoje prejudicadas por conta do isolamento social, Dilador garante que em Araçatuba o sistema adotado deverá ser o mesmo.
Questionado sobre a retomada das aulas na rede municipal de ensino, o chefe do Executivo acredita que o retorno dos alunos às salas de aulas deverá ser uma das últimas medidas adotadas não apenas em Araçatuba, mas também na rede estadual e também em outras cidades.
“Não podemos colocar em risco a vida de crianças. Por mais que saibamos que a orientação principal é pelo isolamento social de pessoas mais velhas, acima dos 60 anos, que são mais suscetíveis ao contágio, temos registros no país de crianças infectadas pela Covid-19 e cada vez mais pessoas jovens morrendo por causa da doença”, afirma.
Pressionado por donos de academias da cidade que cobram a reabertura de seus estabelecimentos, Dilador afirma que este ramo de atividade, assim como as escolas, deverá estar entre os últimos a voltar a receber pessoas. “Infelizmente, temos que ser coerentes com a proteção à vida. As academias são importantes para a economia da cidade? Sim, como os demais estabelecimentos. Mas são locais com aglomerações e onde muitas pessoas usam os mesmos equipamentos. Por mais que se tenha as recomendações para uso do álcool em gel e outras medidas de higienização, não podemos colocar as pessoas em risco”, diz o prefeito.