O prefeito de Araçatuba, Dilador Borges (PSDB), entregou ao governo em exercício de São Paulo, Rodrigo Garcia (DEM), que esteve em Birigui na manhã desta quinta-feira (16) para inaugurar obras realizadas na rodovia Deputado Roberto Rolemberg/Dr. Otaviano Cardoso Filho (SP-461), ofício em que oferece ao Estado o prédio do Hospital da Mulher para a instalação de um AME Cirúrgico na cidade.
Após discursos do prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão (PTB), e do próprio governador em Execício, Dilador pediu a palavra para fazer o pedido. Em seu discurso, ele destaca que o documento entregue a Garcia contem assinaturas de 90% dos prefeitos das 40 cidades que são atendidas pelo DRS 2 (Departamento Regional de Saúde).
Dilador fala que Araçatuba pode fazer a doação do prédio do Hospital da Mulher ao Estado, para a instalação do AME Cirúrgico, ou então a de uma área de 1,7 mil metros quadrados, localizada ao lado do AME de Análises Clínicas já existente na rua José Bonifácio.
Ao falar da disposição do município em repassar o antigo Hospital da Mulher para a instalação de um novo AME Cirúrgico, Dilador afirma que a intenção é diminuir custos para o município e demais cidades da região.
A proposta do tucano passa a ganhar força perante o governo estadual após Penápolis ter sido descartada pela Secretaria de Estado da Saúde, como sede de um AME Cirúrgico, como chegou a ser anunciado em 2018 pelo então governador Márcio França (PSB). O município deve ter, no futuro, uma unidade de análises clínicas, como a existente em Araçatuba hoje.
O AME Cirúrgico mais próximo da região fica em São José do Rio Preto, para onde são encaminhados pacientes que precisam de procedimentos operatórios de media complexidade.
“Governador, vou aproveitar que a grande maioria de prefeitos dessa região está aqui e vou fazer uma reivindicação regional, porque é a minha obrigação como prefeito de sede de região. Antes de olhar para meu próprio umbigo tenho que olhar para nossa região. Vou passar às mãos de vossa excelência o pedido do AME Cirúrgico para Araçatuba, com mais de 90 assinaturas de prefeitos”, disse Dilador no início de sua fala, sem citar que se tratava de um percentual dos gestores de municípios que integram a base do DRS 2. “Também vou dar minha colaboração. O município de Araçatuba destina, se for interesse do governo do estado, um prédio onde era o Hospital da Mulher, que tinha 50 leitos. Doa ao governo do estado para ali implantar esse equipamento que vai diminuir as despesas de todas as prefeituras e diminui o custof para o estado. Ou se deseja, 1.700 metros ao lado do AME de análises clínicos. Esse não é um pedido só de Araçatuba, mas de 90% prefeitos atendidos pela nossa DRS”.
OBRAS EM RODOVIA
Em sua passagem pela região, o governador interino oficializou a entrega de um pacote de obras realizado com investimento de R$ 69,6 milhões pelo Estado, por meio de financiamento do Banco interamericano de Desenvolvimento. Houve serviços de recapeamento de pista, recuperação de acostamentos, construção de quatro dispositivos de acesso, implantação de faixas adicionais, novo sistema de drenagem e nova sinalização do km 24 ao km 71,98, passando pelas cidades de Birigui, Brejo Alegre, Buritama e Turiúba.
“São 50 quilômetros de melhorias que beneficiarão a população de Birigui e municípios do entorno, colaborando de maneira significativa para o desenvolvimento da região”, comentou Rodrigo Garcia.
Durante o período de obras, entre dezembro de 2015 e maio de 2019, mais de 604 empregos foram gerados na região, entre 151 empregos diretos e 453 vagas para postos de serviço indiretos.