Araçatuba
Anunciante
INFRAESTRUTURA Duplicação da via de acesso Etelvino Pereira ficará pronta em outubro

Parceria entre urbanizadora, empresários e Poder Público está viabilizando obra

Anunciante

As obras de duplicação da via de acesso Etelvino Pereira dos Santos, que liga a avenida José Ferreira Batista à rodovia Elyeser Montenegro Magalhães (SP-463), em Araçatuba, foram iniciadas há pouco mais de um mês e devem ser concluídas em outubro deste ano.

A via será duplicada em sua totalidade, cerca de 25 mil metros quadrados, além de receber galerias pluviais, guias e sarjetas, passagem para o córrego dos Espanhóis e três rotatórias para acesso aos bairros que ficam às margens da via. O investimento será de R$ 6 milhões, incluindo a pavimentação.

Esta obra faz parte de um amplo projeto de urbanização da zona norte da cidade, que foi idealizada a partir da construção do residencial Costa Home, empreendimento da Costa Urbanizadora, que teve as obras iniciadas em março de 2018, com conclusão prevista para dezembro deste ano. Trata-se de um condomínio horizontal para moradias, que também inclui áreas comerciais para a região Norte, onde está instalado.

A área foi doada pela Costa Urbanizadora à Prefeitura e a duplicação será executada com investimento da empresa, em parceria com o município e também com investimento de alguns empresários.

"Pelo menos 70% da extensão da via Etelvino páram em áreas próprias da Costa Urbanizadora. Toda essa extensão será construída por nossa empresa e o restante será dividido com parceiros, que também possuem área na margem da via e arredores. Já a Prefeitura de Araçatuba, ficou responsável pelo recapeamento da pista existente e pela construção de uma ciclovia", explica Valmir Costa, proprietário da empresa.

20 MIL VEÍCULOS

Para o levantamento de informações para a execução do projeto de duplicação, a urbanizadorafez um levantamento detalhado do trânsito no local. Durante sete dias, por 14 horas diárias (das 6h às 20h), o fluxo de veículos foi monitorado, possibilitando dados importantes.

" Ela já se consolida com umas das principais vias de acesso de Araçatuba. No levantamento que fizemos, mais de 16 mil veículos passaram pelo local durante as 14 horas monitoradas pela nossa equipe. Portanto, é provável que passem mais de 20 mil veículos por dia, pela perspectiva das 24 horas", reitera.

Valmir ressalta que essa duplicação vai trazer muito mais segurança para os usuários, desafogando o trânsito nos entornos. "A região Norte de Araçatuba já se consolida como a que mais cresce e se desenvolve no município. Nosso projeto vai trazer mais desenvolvimento para a região, com lançamento de bairros planejados para moradia e comércio", afirma.

Ainda, segundo ele, com a duplicação, a via vai se tornar um importante ponto comercial, atraindo empresas de vários segmentos, aumentando a oferta de serviços na zona norte da cidade. "Nos últimos anos, várias empresas têm se instalado naquela região. Agora, com essas obras, haverá muito mais espaço e infraestrutura no local, para que empresas e comércio, de maneira geral, invistam na zona norte", finaliza.

GRANDE OBRA

De acordo com o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação e Mobilidade Urbana, Tadeu Consoni, a duplicação da via de acesso Etelvino Pereira dos Santos é considerada a primeira grande obra do município, em parceria com empresários.

Ele explica que a Prefeitura de Araçatuba será responsável pelo recapeamento; a CPFL fará remoção e recolocação dos postes, e uma empresa de engenharia da cidade arcará com a passagem das galerias celulares e do córrego dos Espanhóis. "É importante destacar que a parceria público-privada tem gerando grandes obras na cidade e essa duplicação está entre as principais", finaliza.


O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.