Região 018
Anunciante
PURA SUPERAÇÃO ELE TEM 79 ANOS, É CEGO E HÁ 3 DÉCADAS CULTIVA HORTALIÇAS EM BIRIGUI

Seu Antônio começou a perder a visão há 35 anos, por conta de um problema que afetou suas retinas

Anunciante

Em abril deste ano, o aposentado Antônio Cardoso completa 80 anos. Nascido em Birigui, na Fazenda Lot, ele planta e cuida de dez canteiros da horta comunitária da Vila Angélica há 32 anos, diariamente das 7h às 11h30. Poderia ser a rotina habitual de qualquer pessoa, não fosse a falta de um dos sentidos do corpo humano.

Seu Antônio, que fala com orgulho do cultivo de suas hortaliças, não enxerga. Antes de se aposentar, há 35 anos, ele sofreu problemas nas retinas dos olhos – parte do globo ocular responsável pela formação de imagens – e, aos poucos, foi perdendo a visão.

"O médico disse que preciso de célula tronco, que deve ser retirada da espinha e com isso curar meus olhos. Porém, esse procedimento não está autorizado. Hoje eu não enxergo nada", disse o aposentado em entrevista à assessoria de imprensa da Prefeitura de Birigui.

Morador do bairro Toselar, próximo à horta comunitária, seu Antônio não se deixa abalar pelo problema físico. Ele conta com orgulho que construiu, em 1987, a própria casa onde mora com a esposa, Iracema Cardoso, com quem é casado há 53 anos, e a neta Franciela, de 28 anos.

A horta da Vila Angélica – onde o aposentado e deficiente visual dá lições de vida a qualquer outra pessoa com as habilidades que ganhou com o tempo, deixando assim a cegueira “de lado” – é uma das 63 mantidas pela Prefeitura de Birigui. O município oferece à população canteiros, sementes, água e suporte técnico. As hortas são administradas pelo Fundo Social de Solidariedade de Birigui.

"Até dezembro deste ano pretendemos entregar outras 7 hortas, chegando a 70 delas. São espaços comunitários de onde as famílias colhem verduras e hortaliças para a própria alimentação", onserva o prefeito Cristiano Salmeirão (PTB).

EXPERIÊNCIA

Entre tantos biriguienses contemplados com as hortas comunitárias, seu Antônio se consolida como um verdadeiro exemplo de superação. "Não enxergo, mas escuto muito bem", diz ele à reportagem, quando questionado sobre como faz para se deslocar até o local onde planta suas hortaliças, dando mais uma demonstração de que a audição e outros sentidos acabam compensando a falta que a visão lhe faz.

"Só de passar as mãos em uma alface eu já sei se ela está boa para comer", diz o aposentado, mostrando que tem nas mãos a ferramenta principal para garantir o cultivo de tudo que planta e colhe no espaço comunitário. "Além dos canteiros da horta, também cuido dos meus canarinhos do reino."

EXEMPLO

Para a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Birigui, Maria Celeide Salmeirão, seu Antônio é um exemplo de ser humano, pela simplicidade, humilde e por ser um trabalhador assíduo mesmo perto de completar 80 anos.

Como responsável pelo departamento que administra as hortas comunitárias de Birigui, ela diz que o município tem espaços a oferecer para quem está interessado, assim como seu Antônio, a cultivar suas hortaliças. Para isso, basta que os interessados compareçam à rua Santa Tereza, 365, na Vila Troncoso, ou busquem informações pelo telefone (18) 3643-1231. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.


O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.