Política e Mais
Anunciante
GOVERNADOR NA REGIÃO EM ARAÇATUBA, DORIA AUTORIZA RECUPERAÇÃO DE VICINAIS E ENTREGA TÍTULOS

Governador veio à cidade participar de discussão sobre implantação da Aglomeração Urbana

Anunciante

Araçatuba recebeu, nesta terça-feira (18), comitiva do governo do Estado de São Paulo para audiência pública, autorização de obras e entrega de títulos de regularização fundiária, com presença do governador João Doria (PSDB), secretários, deputados estaduais e além de autoridades municipais de Araçatuba e região.

O evento foi realizado no auditório do Centro Universitário Unisalesiano, em Araçatuba, reunindo prefeitos e vereadores das cidades da região, com protocolos de higiene e distanciamento em razão das exigências sanitárias contra a disseminação do novo coronavírus.

Na oportunidade, o governador assinou autorização para obras de recuperação de estradas vicinais no entorno de Araçatuba, inclusas no total de 21 pela região, por meio do programa Novas Estradas Vicinais. A iniciativa vai recuperar e modernizar 1.563 quilômetros de 139 estradas de responsabilidade municipal em todo o Estado. Nesta etapa inicial, serão investidos R$ 1,2 bilhão em obras licitadas pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem).

Por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, também foi assinado autorização para liberação de R$ 4 milhões para obras de infraestrutura em Araçatuba.

Doria também participou da entrega de mais 153 títulos de regularização fundiária a moradores dos bairros Alvorada e Planalto. Já são mais de 6 mil famílias beneficiadas pela parceria da Prefeitura de Araçatuba com o programa Cidade Legal, do governo estadual.

“Independente de partidarismos, livre de ideologias, o governo do Estado de São Paulo demonstra a força e representatividade de Araçatuba e região. Hoje, tivemos não somente o representante máximo do Estado, mas três secretários, deputados estaduais e federal, prefeitos e parlamentares da região, todos presenciando que o Estado tem olhos de reconhecimento para este polo regional e confirma isso com realizações, ações efetivas, que acabamos de presenciar aqui”, disse o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges (PSDB), durante o evento.

AGLOMERAÇÃO URBANA

Apresentada pelo subsecretário de Desenvolvimento Regional, Marcos Campagnone, a audiência pública do governo estadual para proposta de criação da Aglomeração Urbana, projeto de valorizaçao regional e administração descentralizada da qual Araçatuba figura como cidade sede, contou com mesa formada pelo prefeito Dilador Borges; a vice-prefeita Edna Flor; o vice presidente da Câmara, Maurício do Bem-Estar; o presidente do Siran (Sindicato da Alta Noroeste), Fábio Brancato e o diretor-geral do Unisalesiano, padre Erondi Tamandaré.

O projeto de Lei Complementar que dispõe sobre a criação da Aglomeração Urbana de Araçatuba é de autoria do deputado Itamar Borges (MDB) e consiste no agrupamento dos municípios de Araçatuba, Birigui, Guararapes, Valparaíso, Bento de Abreu, Rubiácea, Santo Antônio do Aracanguá, Bilac, Coroados, Glicério e Penápolis.

A proposta foi apresentada pelo parlamentar há 10 anos com o objetivo de dar força regional para o desenvolvimento de cada uma dessas cidades. Araçatuba seria a sede da aglomeração reunir serviços como a Justiça Federal, Advocacia-Geral da União, Defensoria Pública, procuradorias Estadual e Federal, Diretoria Regional de Saúde, Diretoria Regional de Ensino, Divisão Regional do DER, Unidade Regional Secretaria da Fazenda, IBAMA, Cetesb (Companhia Ambiental do Estado), CPI-10 (Comando de Policiamento do Interior) e Polícia Federal.

Estudo da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados) identificou também novas regiões próximas à AU Araçatuba e que serão apresentadas em futuras audiências, como a região de Andradina e Penápolis.


O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.