Região 018
Anunciante
ECONOMIA SOLIDÁRIA EMPREENDEDORAS DE MIRANDÓPOLIS VIVEM A EXPECTATIVA DO 1ºNATAL

Não existe a figura do chefe no “Divas Criativas”

Anunciante

O domingo dia 15 de dezembro é marcado pelo dia da “Economia Solidária”. Este modelo econômico é marcado pela autogestão, cooperação, solidariedade, centralidade no ser humano e valorização da diversidade. Com a proximidade da data, a reportagem do 018News entrevistou Sandra Aparecida, Luciana dos Santos, Maria Aparecida e Vera Lúcia, amigas que juntas criaram o “Divas Criativas”, um exemplo deste modelo econômico. 

 

O “Divas Criativas” foi fundado no dia 13 de julho deste ano em Mirandópolis (SP). Ele surgiu após uma conversa entre Sandra e Luciana, onde expressaram a vontade de conquistar o próprio negócio. “Queríamos crescer” 

 

Na ocasião, atuavam na casa do artesão da cidade. Contudo, a ideia foi tomando forma e consequentemente conquistou a participação de Maria Aparecida e Vera Lúcia. “Em 15 dias montamos nosso empreendimento” 

 

Em “Divas Criativas” não existe a figura do patrão, ambas em conjunto tomam as decisões relacionadas ao empreendimento da rua João Domingues de Souza, 124, no centro da cidade.  

 

As produções 

 

No local, os transeuntes vão encontrar Mdfs, Amigurumis, pinturas e crochê. Entretanto, cada uma fica responsável por sua estação e o lucro da determinada venda vai para a fabricante. Porém, mesmo com o lucro individual, as despesas do local são divididas entre as amigas.

 

Além da divisão do lucro, as “Divas”, também dividem a escala de atendimento na loja. A ação tem como objetivo a potencialização do tempo de produção e as criações são conforme os pedidos dos interessados 

 

O Anjo da Guarda 

 

Durante a entrevista para a reportagem, as moradoras de Mirandópolis (SP), informaram que a filha de Sandra Aparecida, Maria Carolina, atua na parte administrativa do local. 

 

Conforme elas, Maria, vai até o local aos sábados com o propósito de passar os valores para cada uma das criativas e pagar as contas do empreendimento. Além do mais, para elas, Maria serve também como uma espécie de apoio emocional. “Ela é espetacular” 

 

Ainda conforme elas, no momento em que levam a loja aos populares em eventos fora da região central da localidade, Maria também ajuda a proporcionar uma maior qualidade do serviço. 

 

Ademais, Maria atua como advogada e contadora, pois diariamente as amigas vendem em suas estações e o lucro respectivo é contabilizado e dividido pela filha de Sandra. “Os lucros ficam bem separados e dividimos as despesas” 

 

O Primeiro Natal 

 

Devido ao fato de existirem apenas há cinco meses, estão vivendo a expectativa do primeiro natal, visto que o comércio irá atender em horário especial a partir da segunda-feira (16). 

 

Segundo o divulgado pela Associação Comercial e Industrial da cidade, o comércio vai funcionar das 8hrs até às 22hrs até do dia 23 de dezembro. Nos dias 21, 24 e 31 deste mês as lojas vão atender das 8hrs às 12h30min. 

 

Ainda segundo o divulgado, nos dias 26 de dezembro e 02 de janeiro, o horário de atendimento será das 12hrs às 18hrs. As informações da Associação elevaram as expectativas de vendas para o período natalino. 

 

Da mesma forma em que vão atender em horário especial, as criativas comentaram que a loja já está decorada para o natal, que confeccionaram produtos temáticos e aumentaram suas produções. “Tomara que seja muito bom” 

 

As pessoas interessadas podem entrar em contato com as “Divas”, através do link: https://www.instagram.com/divascriativas/

 

Empreendedorismo Feminino 

 

Os trabalhos ofertados aos homens e mulheres que entram na loja, para elas, são frutos de muito aprendizado e dedicação visto que, um completa o outro e cada cidadão que vai até o local já possui um foco especial, ou seja, mesmo com a diferença entre os produtos o popular vai em busca de algo em especial.  

 

O complemento ocorre por serem diferentes umas das outras, possuírem habilidades diferentes e a ideia é sustentada devido à diversidade do público. 

 

Além disto, elas falaram que as novas empreendedoras não devem ter medo de começar o próprio negócio, pois a loja já era uma vontade de ambas e o impulso feito entre elas resultou na realização de um sonho. “Vai atrás” 

 

Falaram também que, a nova empreendedora, deve gostar do ramo em que irá atuar, saber trabalhar com o nicho escolhido e, principalmente, persistir. Durante o percurso, não será fácil, barreiras serão encontradas, contudo, com persistência elas acreditam que o sucesso virá. “Temos que fazer com o coração” 

 

Salientaram dizendo que uma mulher empreendedora será independente, terá a própria fonte de renda e a liberdade de tomar as próprias decisões. “A vida da mulher será para ela” 

 

Momentos antes de começar o sonho, as amigas não pontuaram nenhum ponto negativo, somente a força de vontade de começar e de deixarem as antigas atividades. As portas foram abrindo, após tirarem a ideia do papel.  

 

A união de forças de ambas as criativas foi um fator positivo para que o negócio acontecesse. Agora elas estão vivendo a expectativa do primeiro natal, todavia, anseiam em sentir novas expectações para as próximas primeiras datas comemorativas do estabelecimento. 


O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2025 018News. Todos os direitos reservados.