Buritama registrou um crescimento em relação a novas empresas no ramo de beleza nos primeiros meses de 2024. De janeiro a abril, foram abertas 11 empresas na cidade, o que representa um aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano anterior, conforme dados levantados pelo Departamento de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, a partir da base da Receita Federal do Brasil.
As atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza se destacaram, somando sete novos negócios. Na sequência, estão as atividades de cabeleireiros, manicures e pedicures, bem como o comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e higiene pessoal, cada uma com 2 novos estabelecimentos.
Uma característica marcante é que todas essas novas instalações são Microempreendedores Individuais (MEIs). O setor de estética apresentou a expansão mais significativa, com um aumento de 600% em relação ao mesmo período de 2023. Outro ponto significativo é que as novas empresas foram abertas por mulheres, o que demonstra a vocação empreendedora no ramo da beleza.
O centro da cidade acolheu quatro novas empresas. No bairro Benedito Garcia foram instalados dois novos empreendimentos, enquanto os bairros Cidade Jardim, Cidade Nova, Livramento, Residencial Caminho das Águas e São Jorge, contam com uma unidade cada.
Desenvolvimento do empreendedor
O Município monitora o perfil empreendedor para direcionar as políticas públicas de apoio aos segmentos produtivos da cidade. Uma notícia positiva divulgada recentemente pelo Painel Mapa de Empresas do Governo Federal destaca o avanço do município em relação ao tempo médio de abertura de novas empresas.
Segundo o Mapa de Empresas, em maio, o tempo médio de abertura foi de apenas 1 dia. Essa agilidade melhora o ambiente de negócios, gera reflexos positivos para o desenvolvimento econômico local. Destaca-se a geração de empregos, com um saldo positivo de 190 postos de trabalho no acumulado do ano. No ano passado, Buritama ficou em evidência na região ao criar 631 novos empregos.
O Governo do Município, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, comentou sobre os dados positivos divulgados pelo Mapa de Empresas. “A abertura de novos negócios e o crescimento na geração de empregos reflete o trabalho colaborativo entre a administração municipal, empresários e a comunidade. Nosso compromisso é manter esse ambiente propício para o desenvolvimento econômico e social de Buritama”, explicou o prefeito.
O diretor de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Giancarlo Sanches Mestriner, disse que é importante comemorar o saldo positivo da economia local. “Os números demonstraram que nossas políticas estão em sintonia com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente no que tange à promoção de trabalho decente e crescimento econômico. Nosso objetivo é continuar promovendo um desenvolvimento inclusivo e sustentável para a cidade”, finalizou.
Este conteúdo é baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, da qual o Governo do Município de Buritama é signatário desse 2021.