A enfermeira do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Joana Darc Lopes Faria, de 53 anos, será a primeira pessoa a tomar a vacina contra a Covid-19 em Araçatuba. Ela é profissional da Saúde há 20 anos.
O evento que marcará o início da imunização contra a doença causada pelo novo coronavírus em Araçatuba ocorrerá na sede do Samu, ao lado do Pronto-Socorro Municipal, no Centro, às 15h. A previsão é de que o lote com 3.640 doses da vacina Coronavac chegue à cidade por volta das 13h, na sede da Vigilância Epidemiológica.
Joana atua há 20 anos na Saúde e hoje trabalha no Samu. Ela, assim como outros profissionais, está lidando diretamente com pacientes infectados pela Covid-19. A primeira remessa de vacinas será priorizada aos profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate ao Covid, ou seja, público considerado com maior vulnerabilidade devido ao frequente contato com pacientes nas unidades de atendimento, como por exemplo, UTI, Samu e Pronto-Socorro. Posteriormente, serão vacinados idosos acima de 60 anos, indígenas e/ou quilombolas. Os demais seguirão o Plano Nacional de Imunização.