Todo o Estado de São Paulo vai retroceder à fase vermelha a partir da zero hora do próximo sábado (06). A medida de contenção ao avanço do novo coronavírus foi anunciada em coletiva realizada na tarde desta quarta-feira (03) pelo governador João Doria (PSDB).
O arrochamento nas regras sobre o que pode ou não funcionar em todas as cidades do Estado terá duração inicial de duas semanas e sua manutenção ou afrouxamento dependerá da evolução dos números de pessoas infectadas, internações e mortos por conta da Covid-19.
Apesar do endurecimento, o fechamento de escolas não está incluso na nova atualização do Plano São Paulo de abertura da economia. O posicionamento, no entendimento do Estado, se deve à necessidade de priorizar alunos que vivem em condições vulneráveis na rede pública de ensino e que dependem de alimentação fornecida nas escolas.
Na fase vermelha, apenas os serviços essenciais estão permitidos, entre eles os realizados por templos religiosos, que foram incluídos recentemente nessa relação pelo governador João Doria. Durante a coletiva desta quarta-feira, o comandante estadual deixou claro que São Paulo, assim como ocorre em outros estados, corre o risco de entrar em colapso por falta de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para acomodar pacientes com quadros clínicos mais agravados pela Covid-19.
Atualmente, 74,3% das vagas de UTI em todo o Estado estão ocupadas por vítimas do novo coronavírus. Somente na capital, esse percentual sobe para 75,5%. Em todos os municípios de São Paulo já 60.381 pessoas e 2.068.616 contraíram a doença.
O QUE PODE NA FASE VERMELHA
Serviços essenciais oferecidos por hospitais, farmácias, centros de saúde, padarias (sem consumo local), petshops, clínicas veterinárias, igrejas e templos religiosos e correios.
O QUE NÃO PODE NA FASE VERMELHA
Ficam proibidos shoppings, comércio de rua, galerias, consumo local em bares e restaurantes, salões de beleza e barbearia, eventos, convenções e atividades culturais, academias e atividades que geram aglomeração.
FUNCIONAMENTO PARCIAL
Lojas de conveniência, com venda de bebidas alcoólicas após 6h e até 20h.
FUNCIONAMENTO FACULTATIVO
Escolas com aulas presenciais.