O CTO (Centro de Tratamento Oncológico) e a Central de Radioterapia terão um tomógrafo exclusivo para realização de exames por pacientes em tratamento nas duas unidades. O avanço se tornará possível graças a uma doação de equipamentos que o Governo do Estado de São Paulo fez à Santa Casa de Araçatuba.
Um tomógrafo de última geração que possibilita a realização de tomografias computadorizada através das tecnologias multislices e helicoidal, avaliado em R$ 1,970 milhão é um dos itens doados através da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
Com a doação, o hospital passa a contar com três tomógrafos. Quantidade que dará nova dinâmica aos fluxos gerais e ao mesmo tempo possibilitará suprir necessidade antiga do Serviço de Oncologia.
O novo tomógrafo será instalado no Serviço de Diagnóstico Por Imagem, unidade responsável por realizar exames para todo o complexo hospitalar incluindo os de urgência e emergência.
A unidade conta com dois equipamentos, um dos quais recentemente adquirido pela Nova Imagem Diagnóstico Médico, empresa que realiza exames para diagnóstico por imagem em pacientes do hospital.
O outro equipamento que pertence ao hospital será transferido para o Serviço de Radioterapia para utilização exclusiva pelos pacientes oncológicos.
AGILIDADE
Considerando que a rapidez é forte aliada no tratamento de um paciente com câncer, o tomógrafo exclusivo para o CTO e a Radioterapia será fundamental para garantir as demandas para monitoramento dos pacientes nas várias etapas do tratamento.
Através da tomografia, os médicos têm informações exatas para a continuidade do tratamento, mudança de conduta ou definição de procedimentos cirúrgicos complementares caso progressão do quadro.
106 ITENS DOADOS
O lote de equipamentos doados pelo Governo do Estado possui 106 itens avaliados em R$ 2.096.257,00. São instrumentos diversos, dentre os quais eletrocenfalógrafo 20 canais, monitores multiparâmetros, desfibrilador/monitor bifásico, monitor fetal, mesas para exames e auxiliares e suportes para soros.
A doação foi comunicada ao hospital em fevereiro, através do diretor técnico do Departamento Regional de Saúde de Araçatuba Rachides de Castro Júnior.
Para receber o tomógrafo, o hospital terá de realizar adaptação na logística da área do Serviço de Radioterapia que foi definida para instalação do equipamento.
“Já realizamos as tratativas necessárias para que a obra necessária ao recebimento do tomógrafo seja realizada dentro dos prazos sugeridos para a instalação e com isso garantir esse importante avanço para o hospital”, explicou o provedor da Santa Casa de Araçatuba, Petrônio Pereira Lima após reunião realizada com os representantes da empresa responsável pela instalação do tomógrafo doado.