Região 018
Anunciante
ESTIAGEM ESTADO EMITE ALERTA SOBRE AUMENTO DE RISCO DE INCÊNDIO NA REGIÃO

Segundo a Defesa Civil do Estado, período mais crítico é entre este sábado (18) e terça-feira (21) devido a falta de chuva e calor intenso

Anunciante

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta para o aumento do risco de incêndios entre este sábado (18) e terça-feira (21) em todo o estado, incluindo a região de Araçatuba, que está sofrendo as consequências da longa estiagem.

 

De acordo com órgão, a medida é justificada pela previsão de altas temperaturas, com momentos de calor intenso durante o período. 

 

Segundo a Defesa Civil, as regiões de Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, as máximas ficarão entre 38 e 41ºC, no período.

 

Já nas regiões Metropolitana de São Paulo, Campinas, Franca, Itapeva, Sorocaba e Vale do Paraíba, as máximas poderão chegar a 36ºC. 
 

 

Para a Defesa Civil, a ausência da previsão de chuvas nos próximos dias, associada ao calor intenso, manterá a umidade relativa do ar bem baixa, o que "aumenta, consideravelmente, o risco de incêndios florestais". 

 

Estudos apontam que a maior parte dos incêndios em áreas de vegetação é causado pelo homem, de maneira acidental ou intencional. São citados como causas mais comuns a queimada para a limpeza de terreno ou destruição de lixo; o descarte de cigarro às margens das rodovias e soltura de balões, que é considerado crime.

 

EXEMPLO

No início da semana, um incêndio cuja causa não foi identificada, destruiu parte da estrutura da Cidade da Criança, em Ilha Solteira.

 

O fogo consumiu parte da estrutura para lazer dos visitantes e um quiosque. O parque que passou 18 meses fechado devido a pandemia, passou por reestruturação e, foi reaberto para o público no início do mês, ficou com o funcionamento prejudicado. 
 


O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.