A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta para o aumento do risco de incêndios entre este sábado (18) e terça-feira (21) em todo o estado, incluindo a região de Araçatuba, que está sofrendo as consequências da longa estiagem.
De acordo com órgão, a medida é justificada pela previsão de altas temperaturas, com momentos de calor intenso durante o período.
Segundo a Defesa Civil, as regiões de Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, as máximas ficarão entre 38 e 41ºC, no período.
Já nas regiões Metropolitana de São Paulo, Campinas, Franca, Itapeva, Sorocaba e Vale do Paraíba, as máximas poderão chegar a 36ºC.
Para a Defesa Civil, a ausência da previsão de chuvas nos próximos dias, associada ao calor intenso, manterá a umidade relativa do ar bem baixa, o que "aumenta, consideravelmente, o risco de incêndios florestais".
Estudos apontam que a maior parte dos incêndios em áreas de vegetação é causado pelo homem, de maneira acidental ou intencional. São citados como causas mais comuns a queimada para a limpeza de terreno ou destruição de lixo; o descarte de cigarro às margens das rodovias e soltura de balões, que é considerado crime.
EXEMPLO
No início da semana, um incêndio cuja causa não foi identificada, destruiu parte da estrutura da Cidade da Criança, em Ilha Solteira.
O fogo consumiu parte da estrutura para lazer dos visitantes e um quiosque. O parque que passou 18 meses fechado devido a pandemia, passou por reestruturação e, foi reaberto para o público no início do mês, ficou com o funcionamento prejudicado.