Araçatuba
Anunciante
CAOS NA SAÚDE ESTADO NEGA UTIs PEDIÁTRICAS À SANTA CASA E CRIANÇAS ESPERAM REMOÇÃO

Vigilância Sanitária do DRS 2 diz em vistoria que hospital não tem espaço para novos leitos

Anunciante

O DRS 2 (Departamento Regional de Saúde) negou à Santa Casa de Araçatuba o credenciamento de leitos para pacientes pediátricos com quadros clínicos suspeitos ou confirmados para Covid-19. Por conta disso, três crianças internadas na instituição estão à espera de vagas para serem transferidas a outros hospitais do Estado.

De acordo com informação divulgada pela assessoria de imprensa da Santa Casa, a Cross (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde) do governo estadual já foi notificada a providenciar a transferências das crianças.

A remoção será necessária porque a Vigilância Sanitária do Departamento Regional de Saúde, em Araçatuba, negou o pedido para credenciamento e habilitação de cinco leitos intensivos pediátricos, em caráter emergencial.

O hospital, que desde o início da pandemia já atendeu 168 pacientes pediátricos dos 40 municípios da região de Araçatuba, dos quais 149 ficaram internados na UTI Neonatal e Pediátrica dentre suspeitos e positivos para Covid, e cujos quadros clínicos que exigem tratamento intensivo, foi considerado como não apropriado para a ampliação solicitada.

No parecer técnico, o médico Henrique Cesar Pereira, diz: “Em vistoria realizada no estabelecimento observei que o mesmo não dispõe de espaço físico apropriado e seguro além de recursos humanos para credenciamento de leitos pediátricos tipo 2, mesmo que em caráter temporário”.

Em nenhum momento do parecer, a Vigilância Sanitária sugeriu que o hospital fizesse qualquer tipo de adequação. Simplesmente, indeferiu o pedido de credenciamento, afirma a assessoria de imprensa da Santa Casa.

Desde o início da pandemia, a Santa Casa de Araçatuba recebeu dezenas de pacientes positivos e suspeitos para Covid, em idades pediátricas encaminhadas pelas 40 cidades para as quais é referência em tratamento intensivo pediátrico.

Os pacientes relacionados ao coronavírus são internados em leitos implantados em área anexa à UTI Neonatal e Pediátrica, considerada pelo intensivista e neonatologista Anderson Azevedo Dutra como “adequada a esses atendimentos e que permite observação intensiva e eventual piora clínica”. Dutra informa que os leitos têm registrado ocupação média de 80%.

A estrutura inclui equipe médica e de enfermagem especializadas em tratamento intensivo pediátrico e equipamentos para monitorização, hemodinâmica respiratória e ventilação mecânica com os respiradores que foram doados ao hospital.

Dentre o instrumental, estão quatro respiradores  doados pelo Ministério da Saúde. Os equipamentos foram solicitados ao deputado estadual Reinaldo Alguz e deputado federal Enrico Misasi, ambos do Partido Verde (PV).

O diretor técnico da Santa Casa de Araçatuba confessa estar surpreso pela conduta da Vigilância Sanitária. “Fiquei bastante surpreso, pois neste momento de comoção mundial e com a escassez de leitos de UTIs em que todos os hospitais do País e do mundo estão em fase de adaptação de leitos a fim de atender os pacientes que muitas vezes acabam morrendo devido à letalidade do vírus esperando em filas de leitos principalmente de UTIs”, afirma Giulio Stanco Coscina Neto.


O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.