Araçatuba corre o risco de não ter sua tradicional Exposição Agropecuária este ano. Uma série de fatores, envolvendo a pandemia do novo coronavírus que atinge o país; o rompimento de contrato com a empresa que realizava a festa até então e a inexistência, até o momento, de sua substituta ou de alguma outra organização que venha a assumir a feira.
Em nota curta e sem muita informação, divulgada na tarde desta terça-feira (28) pelo Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste), diz apenas que a edição de julho da exposição, no caso a 61ª, está suspensa e não há uma nova data para sua realização.
Na divulgação feita pelo sindicato, não é informado o motivo pela qual o Siran rescindiu contrato que tinha com a empresa Rural Eventos, responsável pela realização da Expô Araçatuba até o ano passado.
A reportagem do 018 News apurou que, tendo uma definição de quando a feira agropecuária voltará a ser realizada, tudo indica que o nome da festa terá que mudar. A marca “Expô Araçatuba” seria de propriedade da Rural Eventos. O Siran, por sua vez, seria o responsável pelo recinto Clibas de Almeida Prado, doado ao município pelo Estado e repassado ao sindicado por meio de concessão de uso, e por contratar a organização da festa.
Desta forma, é muito provável que Araçatuba não tenha exposição agropecuária este ano. Fontes ligadas à Prefeitura, entidade que dá suporte à festa, dizem que a indefinição sobre a organização pode afetar o agendamento de shows. Isso se os grandes eventos foram liberados no país nos próximos meses, uma vez que estão todos proibidos por conta da Covid-19, doença que tem matado milhares de pessoas pelo mundo, e que é facilmente transmitida em locais com aglomerações de pessoas.
ÍNTEGRA DA NOTA EMITIDA PELO SIRAN SOBRE A EXPÔ:
“O SIRAN (Sindicato Rural da Alta Noroeste) informa que está suspensa a edição de julho deste ano da Exposição Agropecuária de Araçatuba.
Por causa da pandemia de Covid-19, o evento foi adiado, sem definição de nova data, sendo que todo e qualquer dado referente à feira é divulgado por meio dos canais oficiais do sindicato (www.siran.com.br, Facebook – @siransindicato e Instagram – @siranaracatuba).
A entidade esclarece ainda que o contrato com a empresa que organizava a exposição até o ano passado foi rescindido, não sendo ela responsável por qualquer definição relativa ao evento de 2020.”