Uma família de Araçatuba deu um exemplo de solidariedade ao autorizar a doação de órgãos de uma menina de 8 anos que teve morte cerebral confirmada no sábado (4). A paciente estava internada na Santa Casa de Araçatuba desde o dia 27 de setembro, após sofrer um traumatismo cranioencefálico.
O hospital informou que mesmo com tratamento intensivo e todos os esforços das equipes médicas, o quadro clínico grave não pôde ser revertido. Após a confirmação da morte encefálica, os pais da criança foram acolhidos e entrevistados pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), que conduziu o processo de autorização.
Na noite de domingo (5), equipes especializadas da Santa Casa de Araçatuba, do Hospital de Base de São José do Rio Preto e de um hospital de São Paulo realizaram o procedimento de captação dos órgãos. Foram retirados fígado, rins e coração (para retirada de válvulas).
O fígado foi transportado por avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que decolou do Aeroporto Dario Guarita, com apoio logístico da Guarda Civil Municipal de Araçatuba durante o traslado.
Segundo a assessoria de comunicação do hospital, esta foi a oitava captação de órgãos realizada em 2025 na Santa Casa de Araçatuba. A equipe da CIHDOTT destacou o gesto de amor e generosidade dos pais da paciente, que, mesmo em um momento de profunda dor, autorizaram a doação capaz de salvar e transformar a vida de outras crianças e adolescentes que aguardam por transplantes.
LEIA TAMBÉM
ESCOLTA DA GCM DE ARAÇATUBA COLABORA COM TRANSPORTE URGENTE DE ÓRGÃOS



.jpg)


