A Prefeitura de Araçatuba anunciou no início da tarde desta sexta-feira (26), que vai apertar ainda mais as medidas de restrições na cidade para evitar a circulação de pessoas e, com isso, tentar reduzir a disseminação da Covid-19 no município.
Entre as medidas mais impactantes, estão a proibição de atendimento com “pegue e leve”; áreas de lazer em condomínios residenciais e eventos esportivos, além de redução do número de pessoas em supermercados e venda de bebidas alcoólicas para retirada nos estabelecimentos apenas até 18h. Quem infringir as novas regras poderá ser multado em R$ 2,9 mil e ainda ter alvarás caçados pelo prazo de 15 dias.
As medidas mais restritivas foram anunciadas pelo chefe de gabinete da Prefeitura, Deocleciano Borella, e pela secretária de Saúde, Carmem Guariente, que apresentou um panorama preocupante sobre a situação das unidades públicas de saúde no município que recebem pacientes infectados com o novo coronavírus.
De acordo com ela, o município, que vinha acomodando até a semana passada pacientes no Pronto-Socorro Municipal, enquanto esperavam por vagas na Santa Casa, agora também estão fazendo uso de leitos no antigo Hospital da Mulher.
No entanto, o novo espaço para doentes da Covid-19, que tem capacidade para 33 acomodações, já tem 18 leitos ocupados, além de outros 11 no PS Municipal onde há outros pacientes, sendo que um deles, inclusive, está intubado.
“Não temos mais onde colocar pacientes. No Hospital Municipal, que podemos chegar a 33 vagas, será preenchido rapidamente devido à grande quantidade de pessoas que estamos atendendo diariamente”, diz a secretária. Ela afirma que, por dia, o município vem fazendo de 400 a 500 exames em pessoas com sintomas de infecção pelo novo coronavírus.
Sobre as medidas restritivas, o chefe de gabinete diz que o prefeito Dilador Borges (PSDB) está dialogando com gestores da região para que o mesmo seja adotado em outras cidades. “Precisamos de compreensão, união e um esforço de todos nessa próxima semana para evitarmos o lockdown”, diz, numa tentativa de alertar as pessoas sobre um possível fechamento total das atividades no município se os índices não reduzirem.
Sobre o feriado na próxima quinta-feira (1º), Borella diz que será uma antecipação para fazer com que a cidade tenha um período prolongado de quatro dias sem atividades na tentativa de evitar a circulação de pessoas. O decreto com todas as novas regras será publicado neste final de semana.