Região 018
Anunciante
MEIO AMBIENTE EM CHAMAS FOGO NO PARQUE ESTADUAL DO AGUAPEÍ É CONTROLADO APÓS 7 DIAS DE DESTRUIÇÃO

Uso de helicópteros e aeronave foi fundamental para controlar incêndio em áreas atingidas

Anunciante

A Defesa Civil do Estado de São Paulo confirmou que o incêndio no Parque Estadual do Aguapeí foi extinto no último fim de semana. Foram sete dias de combate às chamas e a estimativa é que o fogo tenha consumido cerca de 850 hectares na reserva florestal, que engloba as cidades de Monte Castelo, São João do Pau D'Alho e Castilho. Essa área afetada é equivalente a 1.190 campos de futebol.

O avião particular contratado emergencialmente pela Fundação Florestal e pela Defesa Civil do Estado de São Paulo realizou 41 voos, com a utilização de mais de 84 mil litros de água no combate ao incêndio. Dois Helicópteros Águia, das bases de Prudente e Araçatuba, também participaram do combate às chamas.

Os trabalhos de combate ao incêndio mobilizaram equipes da Fundação Florestal, da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, de voluntários e de brigadistas de usinas sucroalcooleiras da região de Presidente Prudente.

“O uso da aeronave de asa fixa foi imprescindível para que as chamas não se alastrassem para uma área de replantio dentro da reserva, sendo que em alguns pontos seria impossível o combate por meio terrestre. Ainda com o uso da aeronave, foi possível impedir que as chamas chegassem próximo a uma rodovia, evitando danos ambientais e possíveis acidentes de trânsito em virtude da fumaça”, destaca a Defesa Civil.

OS PARQUES ESTADUAIS

Criados em 1998, o Parque Estadual do Aguapeí e o Parque Estadual do Rio do Peixe fazem parte da região conhecida como “Pantaninho Paulista” que, semelhante ao Pantanal brasileiro, apresenta ambiente predominantemente alagadiço.

Embora os parques do Aguapeí e do Rio do Peixe estejam isolados por terra, eles estão conectados pelas águas dos rios que lhes emprestam os nomes, pois deságuam no Rio Paraná a algumas dezenas de quilômetros um do outro, num fluxo contínuo de nutrientes e espécies.

As principais formações vegetacionais do parque são Floresta Estacional Semidecidual Sub-Montana (Mata Atlântica) e vegetação de várzea, onde foram listadas 154 espécies da flora nativa.

Quanto à fauna, como o cervo-do-pantanal, o lobo-guará, o bugio, o jacaré-de-papo-amarelo e o jacaré-anão, e inúmeras espécies de aves, como a anhuma, o cardeal-do-pantanal e o jaburu, entre outros, dependem diretamente dos ambientes lacustres, pois estão inseridos na teia alimentar que sustenta a biodiversidade deste lugar. O Parque Estadual do Aguapeí possui 9.043,970 hectares.


O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.