Araçatuba
Anunciante
BALANÇO GCM DE ARAÇATUBA DIVULGA RESULTADO DA OPERAÇÃO PIPA DE 2023

Dados são referentes ao ano passado; corporação aponta redução na incidência de infrações referente a soltura de pipas na cidade

Anunciante

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Araçatuba divulgou o resultado do trabalho realizado em locais de soltura de pipas na cidade. Os dados são referentes aos 12 meses de 2023, quando houve intensificação do patrulhamento preventivo, cujo objetivo foi coibir a utilização de materiais cortantes, sendo o cerol o mais comum encontrado nas ações.

 

De acordo com a GCM, os agentes de segurança concentraram esforços nos locais mais frequentados pelos adeptos do ‘hobby’. O antigo aeroporto, ao lado da área onde no passado funcionou o Country Club, foi visitado 65 vezes, seguido pelas proximidades do trecho urbano da Rodovia Elyeser Montenegro Magalhães (SP-463), com 54 intervenções.

 

A ação preventiva estendeu-se ainda aos arredores do condomínio Delta Park, com 42 visitas, e ao Bairro Centenário, que recebeu a atenção dos agentes de segurança em 45 ocasiões.

 

Além dos pontos citados, onde a incidência da prática foi maior, outras áreas, embora com menor frequência, também foram alvo de ações de patrulhamento. Entre elas destacam-se os bairros Chácaras Aguiar, a região da EMEB Neyde Simão da Mata, da avenida Dois de Dezembro, e dos bairros Atlântico e Etemp.

 

Ao longo do ano de 2023, foram confeccionados 45 Boletins de Atendimento (BAs), que resultaram na apreensão de 450 carretilhas com linha cortante chilena e 870 pipas.

 

A presença dos guardas municipais impactou diretamente a segurança, tendo em vista que aproximadamente 1.850 pessoas foram contabilizadas nos locais patrulhados ao longo do ano.

 

As operações "Pipa" não foram um esforço solitário da GCM. Em colaboração com a Polícia Militar, as ações conjuntas ocorreram em 56 ocasiões, sempre das 15h às 19h, horário em que o uso de cerol é mais comum.

 

LEGISLAÇÃO PROÍBE

O Decreto nº 12274, de 16 de maio de 2006, regulamenta a Lei Municipal nº 6726, de 28 de março de 2006, que proíbe a comercialização e a utilização de cerol ou qualquer produto semelhante para linhas de papagaios ou pipas. A legislação prevê multas de R$ 300,00 por cada venda ou utilização do cerol, dobrando em casos de reincidência.

 

Comparativamente a 2022, os resultados são expressivos, indicando uma redução geral de 70% da aplicação de autuações. Esta redução é um indicativo positivo do impacto das ações preventivas da GCM e ressalta a importância de conscientizar a população sobre os riscos associados ao uso do cerol, promovendo a segurança e a tranquilidade de todos.


O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.