A GS Inima SAMAR, concessionária de água e esgoto de Araçatuba (SP), conquistou um importante reconhecimento no segmento de saneamento básico: o PNQS (Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento), o maior prêmio do saneamento brasileiro. Essa plataforma é mantida pelo CNQA (Comitê Nacional da Qualidade ABES – Associação Brasileira de Engenheira Sanitária e Ambiental) e reconhece as melhores práticas de gestão em todo o Brasil.
A GS Inima SAMAR concorreu no Nível I da categoria MEGSA®️ ESG – Modelo de Excelência em Gestão do Saneamento Ambiental ESG e receberá, em dezembro, durante a cerimônia de premiação, no Rio de Janeiro, o troféu Quíron Bronze.
Essa categoria reconhece o "Compromisso com a Excelência" e avalia a organização como um todo, por meio dos critérios: 1. Liderança; 2. Estratégias; 3. Clientes; 4. Sociedade; 5. Conhecimento, inovação e tecnologia; 6. Pessoas; 7. Processos; e 8. Resultados Organizacionais.
PROCESSO ATÉ A PREMIAÇÃO
Desde o ano passado, a GS Inima SAMAR tem se preparado para participar do PNQS com implantação de novos processos, atualizações de programas e levantamento das informações solicitadas pelo modelo.
Em setembro, a concessionária recebeu uma banca examinadora capacitada pelo CNQA que estudou todos os documentos enviados e realizou uma visita presencial de esclarecimento. Eles puderam conhecer a estrutura da empresa, suas unidades, como ETA (Estação de Tratamento de Água) e ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), além de conversar com colaboradores. Em seguida, a banca produziu um relatório de avaliação que foi entregue aos juízes do CNQA, que concederam o reconhecimento do PNQS à concessionária.
MODELO DE GESTÃO
A categoria concorrida pela GS Inima SAMAR, o MEGSA®️ ESG, serve de referência para modelo para uma boa gestão no setor de saneamento. "Utilizamos esse modelo como uma forma de autogestão e isso nos trouxe muitas oportunidades de crescimento. É o primeiro ano que participamos dessa premiação e para nós é motivo de muito orgulho já sermos premiados com o troféu Quíron Bronze", comenta o diretor-técnico da GS Inima SAMAR, Eduardo Caldeira.
A cerimônia de premiação, realizada pelo CNQA, está marcada para dezembro no Rio de Janeiro (RJ).