Os bairros Hilda Mandarino, Umuarama e Jardim Planalto lideram os casos de dengue registrados em Araçatuba somente em 2019. De acordo com estatísticas divulgadas pela Vigilância Epidemiológica nesta sexta-feira (24), o município acumula um 1.742 pessoas infectadas pela doença em menos de cinco meses.
Líder do ranking, o Hilda Mandarino contabiliza até o momento 97 casos de dengue; o Umuarama tem 72 pessoas infectadas e o Jardim Planalto soma mais 67. Juntos, os três bairros totalizam 236 vítimas do mosquito Aedes Aegypti. Quantidade que, agregada, corresponde a 13,55% do total de doentes por dengue em Araçatuba somente em 2019.
O município, apesar de até o momento registrar apenas uma morte suspeita por dengue – os resultados de exames realizados em paciente que morreu com sintomas ainda não foram divulgados – está em situação de epidemia.
A última estatística divulgada pela Vigilância Epidemiológica mostra que, somente na última semana, foram registrados 202 novos casos de dengue no município, um crescimento da ordem de 13,12%.
A planilha de dados ainda mostra que as mulheres continuam sendo as principais vítimas do Aedes aegypti, com 960 delas infectadas pela dengue. Crianças com idade de até 10 anos são 163 e pessoas com mais de 50 anos totalizam 415 pacientes.