Nesta quarta-feira (24), acontece em Araçatuba a apresentação “Óptica Sonora – 10 anos”. O show que celebra a primeira década e a trajetória do projeto artístico que reúne a música às artes visuais, será a partir das 20h, no CEIA (Centro Espírita Irmã Angélica), que fica na rua Tancredo de Paiva Morel, 511, bairro Jardim Sumaré. A entrada é franca.
Durante a apresentação os músicos Márcio Kadá (violão/voz), Éverton Rogério (teclados), Charles Anthony (set percussivo rítmico/efeitos) farão um passeio musical acompanhado por imagens que retratam as mensagens poéticas dos textos, das letras das canções e momentos da história do projeto.
O show traz ainda canções autorais e releituras com temas que provocam experiências e reflexões relacionadas aos benefícios da arte à vida, da ação nos contextos sociais e nas relações humanas.
Os vídeos que serão exibidos traduzem as canções, proporcionando ao público um cenário complementar à sonoridade, promovendo sensações de emoção, lembranças e sentimentos.
A performance narrativa de toda a apresentação é de Katuapó e todo o trabalho de fotografia de Fernanda Russo.
O tema da noite ‘integração das artes’. A direção do espetáculo é do músico Márcio Kadá e da fotógrafa Fernanda Russo. O projeto foi realizado com o apoio da Prefeitura Municipal de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Conselho Municipal de Políticas Culturais e Fundo Municipal de Apoio à Cultura.
SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO
Em 2010 o músico e compositor Márcio Kadá iniciou a pesquisa para selecionar canções autorais e outras que são referências na trilha sonora e influências de sua formação musical. No mesmo período a artista visual Fernanda Russo registrou imagens que se correlacionam com as canções do repertório escolhido. Desse laboratório surgiu o projeto Óptica Sonora. O tom intimista da voz e violão expande quando a projeção das fotografias desperta o interesse pela identificação do que a música traduz.
Na primeira edição, o Projeto Óptica Sonora participou de Editais associados ao SESI e Instituições de Educação e Cultura de 2012 a 2016. Após esse período, a nova formação da segunda edição, com os artistas: Tico Batera, Éverton Rogério, Marcelo Vilas Boas, Pedro Guinle e Katuapó, elaborou o espetáculo e gravou o CD “FotoLíteroMusical”, lançados em 2018 pelo Edital do CMPC Araçatuba e SESC Birigui.
Em 2019, além de integrar o projeto Território SESISP de Arte e Cultura em julho no SESI Birigui, realizou apresentações no período de agosto a novembro pelo PROAC ICMS em diversas cidades do estado de São Paulo.
Em 2020 pelo projeto foram realizadas diversas Lives e o Óptica Sonora foi comtemplado com o Troféu Odete Costa, Prêmio de Destaque na categoria Música de Araçatuba.
Em 2021, o grupo organizou o Canto dos Araçás – Festival MPB de Araçatuba; participou do Projeto Arte à Vida, realizado pela PROEX UNESP de junho a novembro. Atualmente, em nova formação, contando com o baterista Charles Anthony, elabora a produção de novas canções autorais, releituras e apresentações em sequência à comemoração dos 10 anos de trajetória artística.
Toda essa trajetória pode ser conferida por meio dos site oficial www.opticasonora.com.br, e pelos canais: YouTube, Facebook e Instagram.
SERVIÇO
“Óptica Sonora – 10 anos”
Hoje, a partir das 20 h, com entrada franca
Local: CEIA – Centro Espírita irmã Angélica
Rua: Tancredo de Paiva Morel, 511 - Jardim Sumaré – Araçatuba