Nesta última terça-feira (12), um morador da cidade de Guararapes (SP), foi autuado em R$ 6.000,00 devido ao fato de manter aves da fauna silvestre em cativeiro. O fato ocorreu no bairro Vila Nova.
Conforme as informações, durante o patrulhamento ambiental, uma equipe realizou o atendimento de uma denúncia referente a aves silvestres em cativeiro, no bairro guararapense.
Ainda conforme as informações, após chegarem ao local a equipe encontrou 06 Canários da Terra, 03 Coleiro Papa Capim, 01 Azulão, 01 Trinca-Ferro e 01 Tiziu em 11 gaiolas de arame e madeira.
Deste modo, após questionarem o morador, foram informados que os animais haviam sido comprados e que ele não tinha autorização para a criação. Diante dos fatos, foi elaborado o Auto de Infração Ambiental.
Os canários, Coleiro Papa Capim e o Tiziu foram soltos em seu habitat natural por apresentar estado bravio. Já o Azulão anilhado foi depositado ao infrator até a convalidação do atendimento ambiental, pois o real proprietário é residente da cidade de Campinas (SP).
O Trinca ferro também anilhado, depositado ao proprietário, sendo esse morador de Guararapes. As gaiolas referentes aos pássaros soltos foram destruídas e depositadas no eco ponto do bairro São José, na cidade de Araçatuba (SP).
A ocorrência será apresentada via ofício à delegacia de Polícia de Araçatuba.