Um homem de 49 anos foi preso em flagrante, acusado de maus tratos contra um animal, na tarde desta quinta-feira (15/09), em Buritama (SP).
O acusado foi surpreendido pela Polícia Militar no momento exato em que desferia golpes, utilizando um pedaço de madeira, contra um cão sem raça definida e ainda filhote.
Os policiais foram até a cena do crime após uma denúncia anônima, feita por meio do telefone 190. Uma equipe que realizava patrulhamento de “atividade delegada” chegou rapidamente ao local indicado, presenciando o ato.
Indagado sobre sua atitude contra o animal, o homem alegou que estava “adestrando” o filhote. Ele ainda desacatou os policiais dizendo que a função deles era “prender bandido e não o repreender”.
Diante dos fatos, o acusado foi apresentado na Polícia Civil de Buritama. Ele ficou preso e será indiciado com base no artigo 32 da lei de Crime Ambientais, que em caso de condenação prevê pena de detenção que varia de três meses a um ano e multa.
SOCORRO
Já o filhote foi entregue aos cuidados da médica veterinária Lygia Falleiros, de Buritama. A profissional ficou responsável por dar atendimento especializado ao cão.
“Inicialmente cuidamos das lesões, que são muitas. Também colhemos sangue para análise da condição de saúde deste cão. O próximo passo será providenciar a castração, quando ele estiver em condições”, disse.
Lygia acredita que os maus tratos vinham ocorrendo faz algum tempo, pois foram encontrados sinais de lesões mais antigas.
A médica veterinária, também emitiu laudo descrevendo as lesões encontradas no animal. O documento será anexado ao inquérito policial.
ADOÇÃO
Lygia informou ao 018 NEWS que o filhote tem cerca de 5 meses e ao atingir a vida adulta será um cão de porte pequeno para médico, chegando a um peso máximo de 15 quilos. Quem tiver interesse em adotar o cão pode entrar em contato pelo telefone (18) 99670-5574.
(Com informações Birigui Noticias da Hora)