O prefeito de Araçatuba, Dilador Borges (PSDB), determinou à Secretaria Municipal de Saúde de que o prédio do Hospital da Mulher seja preparado para dar suporte no atendimento de casos de Covid-19, o novo coronavírus.
Diante disso, o hospital está recebendo adequações em sua estrutura, como reforma, pintura, instalações elétricas, bem como testes em equipamentos de saúde, rede de oxigênio e gerador de energia.
Segundo a secretária de Saúde, Carmem Silvia Guariente, o Hospital da Mulher será um centro de apoio para a Santa Casa de Araçatuba. “O Hospital da Mulher só atenderá casos de coronavírus encaminhados pela Santa Casa. Exemplo: o paciente já foi atendido pela Santa Casa e já não faz uso de respirador, mas ainda precisa de acompanhamento na unidade de saúde. São esses casos, de menor complexidade, que o HM atenderá”, explica. “O hospital só vai ser aberto para atender esses casos assim que a Santa Casa esgotar sua capacidade de leitos. Estamos prevendo até 30 leitos para dar essa retaguarda”.
Carmem disse ainda que a Secretaria de Saúde está entrando em contato com os profissionais que têm atuação e experiência em área hospitalar para que sejam remanejados ao HMM assim que houver a necessidade.
O prefeito Dilador Borges reiterou as palavras da secretária e disse que o município está preparado para apoiar a Santa Casa. “Nesse momento tão difícil, de pandemia do coronavírus, prestamos nosso apoio à Santa Casa, preparando o Hospital da Mulher para receber casos de coronavírus que estejam em menor complexidade”.