O Hospital Unimed Araçatuba ampliou a capacidade de armazenamento de oxigênio com a troca do reservatório principal. De acordo com o diretor administrativo do hospital, o médico Flávio Garbelini de Oliveira, esse é mais um investimento para continuar garantindo uma assistência segura e adequada aos pacientes.
Localizado na área externa, o novo reservatório da empresa White Martins conta com capacidade de 9.780 metros cúbicos, sendo o dobro do tamanho do anterior. “Com a ampliação, mantemos um atendimento de excelência e realizamos a logística dos insumos mesmo em um momento crítico”, explica o diretor administrativo do hospital.
REABASTECIMENTO
Para se ter uma ideia, o consumo de oxigênio antes da pandemia de Covid-19 era de 420 metros cúbicos por dia. Já na pandemia, atingiu 1.075 metros cúbicos dia. No entanto, em todos os momentos, o reservatório menor conseguiu suprir a demanda sem percalços.
“Com o reservatório menor de 4.950 metros cúbicos, o reabastecimento era a cada três a quatro dias no pico do consumo na pandemia de Covid-19. Com o novo, mesmo com a pandemia de Covid-19 temos reserva para 20 dias e abastecimento três vezes por mês”, comenta o técnico em química do Hospital Unimed Araçatuba, Dener Felipe Pereira da Silva.
O novo reservatório também conta com um sistema de telemetria (controle do nível de armazenamento do oxigênio) monitorado via satélite. Assim, ao chegar em um determinado nível pré-definido, a empresa fornecedora (White Martins) é acionada automaticamente para realizar o reabastecimento.