O Hospital Central, de Araçatuba, inaugurou, nesta sexta-feira (21), o Centro Oftalmológico de Alta Complexidade para atender a demanda de prefeituras de 40 cidades da região pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que fez o credenciamento da unidade no início de julho. O Ministério da Saúde vai fazer um aporte extra de recursos de R$ 207 mil por mês para os procedimentos.
A inauguração e implantação do serviço eleva Araçatuba como referência no setor para os 40 municípios da região, que agora terão uma opção a mais para acabar com a demanda reprimida. Até então, todos os atendimentos eram feitos em Buritama ou encaminhados a São Paulo.
A previsão é de que na segunda quinzena de outubro o Hospital Central comece a receber os pacientes da região que serão atendidos via SUS por intermédios das prefeituras.
O Centro Oftalmológico recebeu cerca de R$ 2 milhões em investimentos para sua implantação, em parceria com o Instituto Visão, e terá capacidade para realizar em média 2 mil atendimentos por mês. A unidade conta com cinco salas de ambulatório, duas salas cirúrgicas e uma sala de recuperação pós-cirúrgica.
De acordo com o diretor do Hospital, o médico Humberto Sanchez, os pacientes do SUS serão atendidos por profissionais altamente qualificados, em uma moderna estrutura. Ele disse que, com o credenciamento, Araçatuba será uma opção a mais para que os municípios possam agilizar os encaminhamentos, acabando com a demanda reprimida. “Sabemos que hoje as filas de espera são longas, e agora será uma nova realidade”, disse.
O Hospital vai realizar, pelo SUS, desde consultas até cirurgias, como catarata e glaucoma. Todo o agendamento será feito pelas prefeituras. O hospital não terá gestão sobre o encaminhamento destas demandas, ou seja, os pacientes devem chegar com encaminhamento da unidade de saúde do município onde reside.
A administradora do Hospital Central, Nancy Ferreira da Silva Cunha, citou que, somente em Araçatuba, estima-se que dez mil pessoas estejam aguardando por atendimento médico oftalmológico. “Sabemos que hoje as filas de espera são longas e este novo centro contribuirá para mudar este cenário”, afirmou.
Somente em Araçatuba estima-se que 10 mil pessoas estejam aguardando por atendimento médico oftalmológico”, disse.
Nancy explicou que alguns procedimentos de alta complexidade de oftalmologia via SUS eram feitos somente em São Paulo. Agora, o Hospital Central vai oferecer todos os tipos de tratamento, proporcionando inclusive mais humanização e comodidade aos pacientes, evitando viagens longas, como este exemplo da capital.
A secretária municipal de Saúde de Araçatuba, Carmem Sílvia Guariente, disse que essa é uma grande conquista para toda a região, tendo em vista que no Hospital Central serão realizados atendimentos que até então só eram realizados em Campinas e São Paulo, gerando custos extras aos municípios, além do desgaste para os pacientes e o risco das viagens constantes.
“Agora os atendimentos serão feitos em Araçatuba, em uma moderna estrutura, e proporcionando mais comodidade aos pacientes”, disse.