Região 018
Anunciante
COMINHO PARA SOLUÇÃO Iamspe negocia com Hospital Central convênio para 8,9 mil servidores

Fim de parceria com Santa Casa faz Instituto buscar solução na área da saúde a servidores públicos

Anunciante

Um mês após ter convênio rompido com a Santa Casa de Araçatuba, o Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) iniciou nesta terça-feira (25), negociação com a direção do Hospital Central para que a unidade de saúde possa prestar atendimento na área de saúde aos 8.978 servidores do Estado conveniados ao órgão.

Nesta terça-feira, representantes locais e da direção estadual do Iamspe estiveram em Araçatuba, onde se reuniram com o prefeito Dilador Borges (PSDB) e a vice Edna Flor (PPS) em busca de apoio para que os conveniados do instituto não fiquem sem atendimento conveniado, dependendo apenas dos serviços prestados pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

O problema dos conveniados do Iamspe no município ganharam evidência há um mês, quando a Santa Casa deixou de atender os pacientes do plano de saúde do governo do Estado de São Paulo. O impasse se deu por deficiência financeira entre o que o instituto pagava e o que o hospital vinha gastando com serviços prestados aos servidores públicos conveniados.

A visita de representantes do Iamspe a Araçatuba, nesta terça-feira, foi articulada pelo vereador Antônio Edwaldo Dunga Costa (DEM), que integra na Câmara comissão de parlamentares criadas para buscar soluções a conveniados do instituto que ficaram dependentes apenas dos serviços públicos de saúde.

De acordo com Dunga, os integrantes da diretoria do Iamspe até já fizeram aproveitaram a vinda a Araçatuba para fazer uma vistoria técnica ao Hospital Central e apresentar a relação de procedimentos que deverão ser cumpridos para que a unidade de saúde seja credenciada e possa acolher os conveniados do instituto que, até o final da semana passada, eram atendidos pela Santa Casa.

“Para que o convênio seja assinado, o Hospital Central precisa apresentar a documentação que foi pedida, comprovando que é uma unidade de saúde com as devidas credenciais para a prestação de serviços de saúde. Em resumo, o Hospital Central precisa comprovar que é uma instituição dentro da legalidade para que essa parceria com o Iamspe seja formalizada, garantindo assim o restabelecimento dos atendimentos aos milhares de servidores estaduais conveniados do instituto”, afirma Dunga.

O parlamentar diz que na reunião com representantes do Poder Público municipal, os membros do Iamspe que vieram a Araçatuba receberam apoio para as negociações que começam a ser realizadas com a diretoria do Hospital Central.

CASOS GRAVES

Dunga disse que a equipe do Iamspe, além de estar na Prefeitura, também procurou o Ministério Público para dialogar sobre a situação de pacientes em tratamento contra o câncer que eram atendidos na Santa Casa por meio do convênio com o instituto e que hoje estariam sem continuidade dos tratamentos.

“São cerca de 50 pessoas nestas condições. O Ministério Público informou aos representantes do Iamspe que o órgão deve ser provocado por meio de alguma representação para apurar o que está acontecendo quanto a esses pacientes e os serviços de oncologia que vinham sendo prestados pela Santa Casa”, explica Dunga.

O vereador disse que a comissão criada pela Câmara deve entrar em contato com os servidores estaduais conveniados do Iamspe, que precisam de tratamento oncológico, para orientá-los a levar a questão, como partes interessadas, ao MP por meio de representação.

“Nós precisamos, a qualquer custo, procurar uma solução rápida para os conveniados do Iamspe em Araçatuba, que é uma unidade regional que agrega pessoas de outras cidades também. Não há como estes servidores ficarem na dependência do SUS sendo que têm um instituto próprio para lhes dar amparo nessa questão de saúde. Esperamos que essa negociação que se inicia com o Hospital Central seja concretizada. Da mesma forma, que tenhamos uma solução para os pacientes oncológicos”.


O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.