Região 018
Anunciante
INVESTIGAÇÃO IDOSO É VÍTIMA DE ERRO CIRÚRGICO NA SANTA CASA DE BIRIGUI

Hospital que está sob intervenção da Prefeitura se limitou a informar que vai abrir sindicância para apurar denúncia

Anunciante

A família de um idoso de 72 anos, que está internado na Santa Casa de Birigui, busca esclarecimentos sobre um erro cirúrgico ocorrido no início desta semana. O idoso deu entrada no hospital para se submeter a uma cirurgia de hemorroida, mas teve a vesícula biliar retirada.

 

O caso tornou-se público depois que o presidente da Câmara de Birigui, André Fermino (PP), usou as redes sociais, na manhã desta quinta-feira (13), para demonstrar indignação com o atendimento prestado pelo único hospital público da cidade.

 

“É com muita indignação e revolta que recebi esta denúncia. Por um erro administrativo esse senhor não teve a sua necessidade atendida, mas foi retirada a vesícula biliar dele. Essa é mais uma prova que a população está sentindo na pele a ingerência da saúde de Birigui”, chamou a atenção o presidente do Legislativo.

 

O CASO

O homem, que é morador de Birigui, teve o procedimento cirúrgico realizado na última quarta-feira, dia 11 de junho.  O erro só foi descoberto pela família dele quando o paciente retornou do centro cirúrgico para o quarto, reclamando muito de dores no abdome.

 

A confirmação de que a cirurgia realizada não era a mesma que estava no pedido médico, veio por meio do prontuário hospitalar do paciente. O documento informava claramente que o procedimento realizado no idoso tratava-se de uma colecistectomia (retirada da vesícula biliar) e não de uma hemorroidectomia, conforme o indicado.

 

Questionada pela reportagem do 018 NEWS, a direção da Santa Casa de Birigui, por meio de nota, se limitou a informar por sua assessoria de comunicação, que abrirá sindicância para apurar a denúncia de erro cirúrgico.

 

Confira a nota na íntegra:

 

A Santa Casa de Birigui vem a público informar que, na data do dia 11/06/2024, tomou conhecimento acerca do episódio ocorrido no Centro Cirúrgico da Instituição.

 

Considerando que a Direção do Hospital preza pelo cumprimento da lei e da ordem, vinculada aos princípios constitucionais pátrios, a Santa Casa informa que iniciou o procedimento de Sindicância para apurar os fatos e tomará as medidas administrativas e legais cabíveis.

 

A Santa Casa de Misericórdia de Birigui reforça sua seriedade e transparência diante da população regional, a qual confia no trabalho da Instituição, acolhendo e dando apoio aos pacientes que necessitam do acesso à saúde.

 

SOB INTERVENÇÃO

A Santa Casa de Misericórdia de Birigui está sob intervenção da Prefeitura da cidade desde o final de fevereiro de 2022. O interventor, Alex Brasileiro, nomeado pelo prefeito Leandro Maffeis (Republicanos), foi mantido no cargo até abril deste ano.

 

Alex Brasileiro foi demitido no mesmo dia em que Maffeis retornou ao cargo por força de liminar, após ter os direitos políticos cassados pelos vereadores devido a aprovação do relatório da Comissão Processante que investigou irregularidades na aquisição de óleo lubrificante.

 

No curto período em que esteva à frente da Prefeitura de Birigui, o presidente da Câmara, André Fermino, identificou um passivo de aproximadamente R$ 9 milhões nas contas do hospital. Por conta disso, na ocasião, ele retirou a intervenção, apontando que o montante deveria ser de responsabilidade dos responsáveis pela intervenção, conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal.

 

Desde a demissão de Brasileiro, o prefeito Leandro Maffeis, assumiu o papel que era delegado ao ex-interventor, assumindo diretamente a função e respondendo pelos atos administrativos da Santa Casa.


O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.