A abertura de vagas para processo seletivo destinado à contratação de profissionais da saúde gerou uma fila "gigante" na frente da Prefeitura de Birigui (SP). Segundo a Secretaria de Administração, cerca de 500 pessoas se inscreveram na manhã desta terça-feira (26).
São 144 vagas para profissionais que vão atuar em cargos temporários de enfermeiro, técnico em enfermagem, farmacêutico bioquímico, auxiliar de serviços gerais, recepcionista e porteiro.
A contratação será em caráter emergencial e vale por seis meses, podendo ser prorrogada pelo mesmo período. A remuneração varia de R$ 1,1 mil a R$ 4,3 mil.
As inscrições para o processo seletivo serão realizadas apenas nesta terça-feira na sede administrativa da Prefeitura, que fica na Rua Anhanguera, 1155, Jardim Morumbi. O edital está disponível na internet.
CALAMIDADE PÚBLICA
A medida foi tomada depois do decreto publicado na última sexta-feira (23), que determinou estado de calamidade pública por causa da paralisação dos atendimentos eletivos nas Unidades Básicas de Saúde do município e serviços prestados pela OSS (Organização Social de Saúde) Irmandade Santa Casa de Birigui.
A OSS encaminhou, na quarta-feira (20), um ofício para a Prefeitura e a Secretaria de Saúde informando que não vai renovar o contrato com o município, que vence no dia 28 de fevereiro. O motivo da não renovação é o atraso nos pagamentos. A partir desta data, os funcionários serão comunicados do aviso prévio, informou a OSS.
A organização é responsável pelos serviços prestados no pronto-socorro de Birigui e no pronto atendimento da Unidade Básica de Saúde (UBS) Cidade Jardim.
De acordo com o prefeitode Birigui, Leandro Maffeis (PSL), o estado de calamidade pública foi adotado para que não haja comprometimento na Saúde municipal neste momento, em que são necessárias ações emergenciais para o enfrentamento da Covid-19.