Araçatuba
Anunciante
ITINERANTE INSTITUTO BUTANTAN INICIA NOVO MAPEAMENTO DA COVID-19 EM ARAÇATUBA

Container itinerante começa nova etapa de testagens e sequenciamento de variantes nesta segunda (11)

Anunciante

Nesta segunda-feira (11), o LAB MÓVEL do Instituto Butantan começa a operar em uma nova parada em Araçatuba (SP), para o mapeamento e sequenciamento do vírus Sars cov 2. O objetivo é acelerar o processo de testagem dos casos suspeitos de Covid-19 e sequenciamento das variantes que circulam na cidade e adjacências.

 

Além de Araçatuba, os municípios de Avanhandava, Andradina, Barbosa, Birigui, Buritama, Glicério, Guararapes, Ilha Solteira, Mirandópolis, Penápolis, Pereira Barreto, Suzanápolis e Valparaíso serão mapeados.

 

As amostras serão coletadas nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e encaminhadas ao laboratório itinerante.

 

Com as análises realizadas dentro do LAB MÓVEL é possível obter o resultado em até 24 horas (a partir do momento em que as amostras chegam ao container) e, em seguida, inicia-se o sequenciamento, que pode durar de três a seis dias.

 

DE 10 A 12 DIAS

Atualmente, fora do container itinerante, todo o processo entre a testagem de amostras e o sequenciamento de variantes pode durar de 10 a 12 dias.

 

"Nosso objetivo com o LAB MÓVEL é analisar as amostras com mais agilidade e assertividade para entender quais regiões do estado precisam de mais atenção", afirma Sandra Coccuzzo, diretora do Centro de Desenvolvimento Científico do Butantan.

 

UNIDADE MÓVEL

Os moradores das cidades que irão receber o LAB MÓVEL poderão acompanhar os trabalhos dos pesquisadores de perto. Isso porque a estrutura do veículo, de mais de 12 metros de comprimento e quase 3 metros de altura, conta com uma parte de vidro que permite a observação dos procedimentos realizados pelos cientistas.

 

 "A iniciativa vai permitir que as pessoas vejam os equipamentos e cientistas do Instituto em ação, aproximando ainda mais a ciência da população brasileira", afirmou Eduardo Araújo, CEO da Loccus, parceira do Butantan no projeto.

 

O veículo, equipado com alta tecnologia, possui três sequenciadores genéticos, extrator de DNA, centrífuga, seladora, geladeira e freezer para armazenamento de amostras, entre outros. O investimento total foi de R$ 3 milhões.

 

QUARTA PARADA

Esta será a quarta parada do laboratório itinerante, que começou a operar em Aparecida, região do Vale do Paraíba, e nas duas últimas semanas esteve em Piracicaba, interior de São Paulo. O projeto envolve cerca de 20 funcionários do Butantan e já soma mais de 400 horas trabalhadas, e mais de 7000 amostras testadas no período.

 

A parada anterior, em Araçatuba, resultou em 2756 amostras em 23 dias.

 

SERVIÇO

Data: Dia 11/10 ao dia 25/10

Horário: 8h às 17h

Endereço: Praça Rui Barbosa - Centro de Araçatuba


O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.