O político Jamil Ono é um dos mais novos membros do partido Republicanos, em Andradina (SP). Na última sexta-feira (25/08), ele participou do Encontro Regional do partido, em Birigui, que teve como convidado de honra o presidente nacional da legenda, deputado federal (SP), 1º vice-presidente da Câmara Federal, Marcos Pereira, onde afirmou que seu nome está à disposição para a disputa eleitoral em 2024.
“Recebi o convite do coordenador regional do Republicanos, Leandro Maffeis, para me tornar um republicano, o mesmo partido do governador Tarcísio de Freitas. A partir de agora nosso compromisso é trabalhar, fortalecendo as bases, para chegarmos fortes nas eleições municipais, no ano que vem”, disse.
Jamil Ono foi prefeito em Andradina por dois mandatos consecutivos: de 2009 a 2012, reeleito em 2013, permanecendo no cargo até 2016. Na época, integrava o PT (Partido dos Trabalhadores).
Na câmara dos vereadores, cumpriu três mandatos consecutivos (1997/2000; 2001/2004; e 2005/2008) -, pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) onde sua posição sempre foi de apoio ao setor do agronegócio do município.
Na esfera estadual, concorreu a uma vaga para a Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), em 2018, pelo Patriota, desde 2022 incorporado ao PTB. Na ocasião obteve 31 mil votos, e ficou como 1º suplente.
“Concorremos e nos elegemos pelo PT, mas nossa ideologia, nossa raiz, sempre foi de direita, conservadora, fiel a família, em defesa da vida e pelo desenvolvimento de nosso país. Agora, voltamos, no partido do governador, que conseguiu após 30 anos quebrar a hegemonia do PSDB no Estado de São Paulo”, salientou.
“Nestes 18 anos do Republicanos o momento é ampliarmos as bases nas Câmaras Municipais e Prefeituras tendo em vista as eleições de 2024, assim como nas demais esferas como uma legenda cooperativa com os governos, mas atuando de maneira independente e fiel aos ideais do nosso partido pelo desenvolvimento do Brasil”, afirmou o presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, sobre o objetivo do Encontro Regional de Lideranças em Birigui.
ICMS
Entre os avanços conseguidos à frente da Prefeitura de Andradina, foi de Jamil Ono a luta para que Andradina obtivesse o reconhecimento como cidade sede da Usina Três Irmãos, junto aos governos Federal e Estadual, tirando de Pereira Barreto o domicílio fiscal da hidrelétrica.
O tema chegou a virar pauta nacional nos meios de comunicação, foi motivo de debate em audiência pública realizada na Alesp e ponto de reivindicação da população andradinense pelas ruas da cidade na passeata do Dia do Grito dos Excluídos, organizado pela Igreja Católica, com mais de 40 instituições representativas da sociedade civil.
Com o reconhecimento de Andradina como cidade-sede da usina pelo Ministério de Minas e Energia, o município teve direito ao ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) recolhido pela concessionária Tijoa Participações e Investimentos S.A. desde que assumiu a Três Irmãos em 2014.