O coração de um jovem de 28 anos, que teve morte encefálica, seguiu no final da tarde desta terça-feira (13) para ser transplantado em paciente que aguardava pelo órgão na Fila Nacional de Transplantes.
O doador morava em Andradina e sofreu traumatismo cranioencefálico, ocorrido em um acidente de trânsito. Em quadro clínico grave, ele foi removido no dia 06 para a Santa Casa de Araçatuba. Apesar dos esforços da equipe do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia, o estado do paciente não evoluiu para melhora.
No último domingo (11) foi aberto protocolo para investigação de morte encefálica, que constatou o óbito às 14h58 de desta segunda-feira (12). A família foi comunicada por integrantes da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante da Santa Casa de Araçatuba, e autorizou a doação dos órgãos. O hospital segue protocolo nacional e não divulga informações pessoais sobre pacientes doadores e familiares.
Os procedimentos de captação começaram às 14h30. O coração foi o primeiro órgão retirado, por equipe de cirurgiões do Incor (Instituto do Coração) de São Paulo.
Os rins foram captados por equipe de um hospital de Sorocaba e as córneas foram retiradas pelo enfermeiro Matheus Tonons, da CIHDOTT da Santa Casa de Araçatuba. A exemplo dos rins, as córneas serão encaminhadas ao Hospital de Base de São José do Rio Preto. Foi a segunda captação de órgãos realiza este ano na Santa Casa de Araçatuba.