Mais de mil jovens da Fundação CASA participaram, ao longo dos últimos dois meses, de um concurso para criar logotipos para as salas de leitura dos centros socioeducativos.
Organizado pela Superintendência Pedagógica, o concurso começou em julho com uma fase local, seguida por uma etapa regional que envolveu todas as regiões do Estado de São Paulo. Os centros socioeducativos vencedores de cada região avançaram para a fase estadual.
O evento de encerramento foi realizado em agosto e contou com a participação dos sete centros socioeducativos finalistas, representando as divisões regionais a que pertencem.
Na ocasião, cada centro finalista apresentou um vídeo explicativo sobre o processo criativo e a justificativa por trás dos desenhos. O CASA Araçatuba conquistou o primeiro lugar, seguido pela semiliberdade de Jundiaí e pelo CASA Atibaia. A escolha foi feita por uma comissão julgadora, composta por membros da equipe da Assessoria Especial de Política Socioeducativa (AEPS).
O concurso foi um marco na promoção da leitura e na organização dos espaços de aprendizado. Além de criar uma identidade visual para as salas de leitura, a iniciativa mobilizou equipes pedagógicas, de saúde, psicossociais e de segurança, estimulando também a participação das famílias e parceiros.
O superintendente pedagógico da Fundação CASA, Carlos Alberto Robles, destacou a importância do concurso na promoção da leitura, afirmando que essa é uma ferramenta transformadora. Segundo ele, envolver os adolescentes na organização e no cuidado com os espaços de leitura "é como plantar uma semente para novas oportunidades, e o concurso foi uma excelente maneira de engajar os jovens".
"Essa iniciativa vai além de um simples concurso de logotipos. Ela oferece aos jovens uma oportunidade de se expressarem e contribuírem para um ambiente de aprendizado positivo. Estamos muito orgulhosos do engajamento de todos", afirmou a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, sobre o impacto do concurso.
Com o encerramento do concurso, a Fundação CASA continuará fortalecendo as ações de fomento à leitura, com a organização dos espaços e a qualificação dos acervos das salas de leitura.