Araçatuba
Anunciante
MOSTRA ARTÍSTICA JOVENS DA FUNDAÇÃO CASA VÃO EXPOR MOSAICOS NA CÂMARA DE ARAÇATUBA

Itens foram desenvolvidos como uma forma de celebrar a chegada da primavera

Anunciante

Um total de 23 mosaicos, produzidos por adolescentes em medida de internação provisória na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) Araçá, de Araçatuba, irão integrar uma mostra especial em exibição no Hall de entrada da Câmara Municipal de Araçatuba, entre os dias 20 e 28 de outubro.

 

A abertura oficial da exposição acontecerá em 22 de outubro, às 14h, com a presença de convidados como os vereadores da casa e familiares dos adolescentes.

 

A iniciativa para a realização da exposição partiu da também vereadora e presidente da Câmara Municipal, Edna Flor (Podemos), que se encantou com o trabalho desenvolvido pelos jovens e propôs a abertura do espaço legislativo para dar visibilidade à produção artística.

 

Como explica a coordenadora pedagógica do CASA Araçatuba, Micheli Panini, a ideia inicial para os mosaicos foi celebrar o início da primavera. "Ao mesmo tempo, com a orientação das professoras do ensino formal, Vânia Heloísa Menezes Cazetto e Vera Lúcia Dornelas, os adolescentes passaram a entender um pouco mais sobre a técnica e se envolveram em todas as etapas do processo, do estudo à montagem das peças", explicou.

 

As obras foram criadas durante as aulas do Projeto Explorando o Currículo (PEC), onde os jovens em internação provisória realizaram pesquisas sobre a história dos mosaicos, conhecendo mais sobre suas origens, quem foram os primeiros artistas e as transformações da técnica ao longo do tempo. A proposta foi unir educação, cultura e expressão artística, valorizando o aprendizado interdisciplinar.

 

Cada uma das obras expressa o olhar dos adolescentes sobre a natureza, a renovação e o florescimento — temas escolhidos para simbolizar a chegada da primavera e a possibilidade de novos começos.

 

Para a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, iniciativas assim geram nos adolescentes uma motivação para seguirem em novos caminhos. "O impacto da exposição para eles, principalmente que estão em internação provisória, mostra que é possível reescrever suas histórias. Assim, contribuímos para a construção de uma sociedade mais justa e segura", concluiu.


O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2025 018News. Todos os direitos reservados.