O juiz da 3ª Vara Criminal de Araçatuba (SP), Emerson Sumariva Júnior, recebeu nesta segunda-feira (25), Medalha Cinquentenário do Policiamento Ambiental. A Honraria foi entregue pelo comandante da Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo, coronel Paulo Augusto Leite Motooka, comandante do Policiamento Ambiental, durante evento na sede da PMA, em Birigui.
Além do magistrado, que também é colaborador do 018 News com a coluna Coisas da Vida, também foram homenageados com a condecoração o promotor de Justiça Luiz Fernando Rocha, que atua no Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente) em Assis, o capitão PM Thiago Soto Torres e o tenente PM Allan Kardec Jacobowski.
A Medalha Cinquentenária foi instituída pelo decreto estadual 44.488, de 6 de dezembro de 1999, para homenagear personalidades civis, militares e instituições públicas e privadas que tenham contribuído para o policiamento ambiental ou prestado relevantes serviços ao Estado de São Paulo.
A honraria é concedida a "personalidades civis e militares que tenham contribuído para o maior brilho do policiamento florestal e de mananciais ou prestado, de alguma forma, relevantes serviços ao Estado".
NOVAS EMBARCAÇÕES
Durante o evento também foi anunciada a entrega de novas embarcações e modernos equipamentos de informática de última geração, capazes de proceder o monitoramento de imagens via satélites, com alta qualidade de resolução, a fim de compor análises georeferenciadas que fomentarão a criação de relatórios de informações técnicas para acompanhamento, em real time, de possíveis infrações ambientais relacionadas à flora para a corporação.
Ao todo foram recebidas, cinco novas embarcações, de um lote total de 17 viaturas náuticas adquiridas para o 2º BPAmb, que contribuirão significativamente nas ações do policiamento náutico em nossos rios, às vésperas da operação piracema, ação policial que é de extrema importância para a preservação de nossa fauna ictiológica", informou o setor de comunicação do Batalhão.